Bruxismo: causas e tratamento com osteopatia

Dicas de saúde, Para você

Você dorme bem, mas no outro dia parece que os dentes estão sensíveis e a cabeça dolorida? Pode ser bruxismo! O problema que provoca insônia, zumbido no ouvido e desconfortos na região da face é muito comum, mas pode ser resolvido com algumas sessões de osteopatia.

O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes. Apesar de acontecer mais durante o sono, também aparece quando a pessoa está acordada. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e do Instituto Neurológico de Curitiba (INC), mostrou que de cada 10 pessoas, 7 apresentaram sintomas de bruxismo desde o ano de 2020. Porém, não é de hoje que o bruxismo acompanha os brasileiros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já divulgou que o hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes faz parte da vida de pelo menos 40% da população. Com diferentes causas, o bruxismo pode atingir adultos e crianças. Será que você está entre os indivíduos que sofrem desse mal? Se a resposta for “sim”, o ideal é que comece a investigar as razões e busque ajuda profissional para controlar o quadro. Um fisioterapeuta osteopata poderá te ajudar.

Por que o bruxismo acontece?

Existem muitas respostas para essa pergunta. As causas do bruxismo variam entre questões físicas e psicológicas, as mais comuns são:

• Fatores psicológicos: ansiedade ou estresse.
  • Incorreta oclusão dental: quando o encaixe entre os dentes superior não está de acordo com os inferiores.
  • Problemas relacionados ao sono: por exemplo, a apneia.
  • Doenças neurológicas como o Parkinson ou Huntington
  • Efeitos secundários de medicamentos.

O bruxismo pode gerar sintomas diferentes em cada pessoa: dor de cabeça, dor na mandíbula, no pescoço e nos músculos da face, assim como zumbido no ouvido, são as queixas mais populares. A intensidade e a frequência das crises variam de uma noite para outra, portanto, é importante que você observe sua saúde.

É preciso ficar de olho também nas consequências do bruxismo, pois a pressão causada pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, surgem problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula. Mesmo que você ainda não sinta nada além do incômodo na região, vale a pena buscar ajuda profissional e começar um tratamento.

Entenda como osteopatia é um tratamento para bruxismo

Como tem causas variadas, a intervenção para o bruxismo pode ser multidisciplinar, começando pela investigação. O profissional especializado em osteopatia consegue fornecer um diagnóstico considerando a integralidade do corpo humano.

O tratamento com osteopatia para bruxismo apresenta ótimos resultados. Depois de uma avaliação para entender onde está a origem do problema, o profissional realizará técnicas manuais na região da articulação. O objetivo é promover relaxamento de todos os músculos da mastigação, liberação miofascial e mobilização dos ossos do crânio, para melhorar a abertura bucal e diminuir o ruído articular e dor de pescoço e cabeça.

A osteopatia é um método de tratamento com raciocínio próprio e técnicas refinadas. O fisioterapeuta especializado na área irá te atender de forma personalizada, buscando amenizar a tensão na região afetada pelo bruxismo.

Se você não aguenta mais acordar com dor de cabeça, o tratamento osteopático irá te ajudar!

Publicado em 23 março de 2022