Qualidade de vida: como melhorar a sua

Dicas de saúde, Para você, Sem categoria

Viver bem significa encontrar o equilíbrio emocional, ter saúde e compartilhar bons momentos com pessoas especiais. A qualidade de vida é a combinação de diferentes fatores que te permitem acordar com disposição para alcançar todos os seus objetivos. Por isso, quanto mais cuida da sua rotina, melhor você vive! 

A qualidade de vida envolve desde o bem-estar físico, mental, psicológico até as relações sociais como família e amigos. A saúde também é um assunto importante nesse contexto! Na visão da osteopatia, o método de tratamento criado pelo Dr. Still e uma área da fisioterapia, você só pode ser saudável se tiver qualidade de vida e equilíbrio emocional – as coisas andam juntas!  

Sabendo que a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar emocional andam juntos, fica mais fácil entender que tudo o que você faz na sua vida importa. Portanto, se deseja ter mais bem-estar, você precisa adotar hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, manter uma alimentação equilibrada, relacionamentos saudáveis e reservar um tempo para o lazer. 

Como melhorar sua qualidade de vida a partir de hoje 

  • Tenha uma rotina de exercícios físicos 

A prática regular de atividades físicas faz bem para o corpo e mente. Você não precisa ser um atleta, basta encontrar um exercício que te agrade e reservar um tempo na sua agenda, de pelo menos 15 minutos por dia, para praticá-lo.

Não sabe como ser mais ativo? Pense em esportes que já experimentou e fizeram você se sentir bem. Leve em consideração se prefere ambientes abertos ou fechados para se exercitar e se gosta de praticar atividades físicas a sós ou em grupo. Vale a pena encontrar opções que você nunca fez, como Yoga, Pilates ou Luta. 

Com o corpo ativo, sua saúde é fortalecida e a qualidade de vida melhora. O exercício físico pode evitar alguns tipos de doenças cardíacas e o AVC. Além disso, é uma forma de prevenir dores nas costas, reduzir a pressão arterial, fortalecer o músculo cardíaco e melhorar a circulação de sangue.

Outro ponto interessante: você sabia que o corpo produz mais serotonina e endorfina enquanto você se exercita? Esses neurotransmissores auxiliam na diminuição de estresse e ansiedade, possibilitando uma vida mais tranquila. Já decidiu como vai se movimentar mais a partir de hoje?

  • Prefira uma alimentação saudável 

Muitas pessoas buscam uma qualidade de vida melhor, mas poucas pensam na importância que a rotina alimentar tem nisso. Quanto mais nutrido o seu corpo estiver, mais forte o sistema imunológico estará, prevenindo doenças e trazendo mais disposição para realizar as tarefas diárias. 

Vale lembrar que se alimentar melhor não é sinônimo de viver de dieta! Uma alimentação balanceada é nutritiva e diversificada, com todos os grupos de alimentos que o corpo necessita. Esse cuidado com a rotina alimentar faz parte da filosofia osteopática e o segredo é fazer as escolhas certas. 

  • Reserve um tempo para relaxar 

Descansar e dormir bem são formas de manter o corpo e a cabeça saudáveis. Quantas vezes você passa horas trabalhando, organizando a casa e lidando com as responsabilidades, mas se esquece de ter um tempo de qualidade para si mesmo? 

Priorize os momentos de lazer na sua rotina para ter mais qualidade de vida. Pode ser um banho quente mais demorado, uma hora de leitura, assistir a uma série ou encontrar os amigos. Se afastar das obrigações por um momento é necessário para que o corpo e a mente relaxem e saiam do modo de trabalho.

  • Procure acompanhamento médico especializado

Os profissionais da saúde são seus aliados na busca pela qualidade de vida. É importante realizar exames periódicos para ter a certeza de que o corpo e a mente estão funcionando normalmente. Outra lição importante é: não ignore as dores que surgem de repente. Ter uma equipe de profissionais de confiança para te avaliar sempre que for necessário faz toda a diferença. 

A qualidade de vida precisa ser sua prioridade. Afinal, só é possível ser um bom profissional e desfrutar de momentos de alegria com a família tendo saúde e bem-estar. Comece com pequenos hábitos para que sua rotina mude devagar e você veja os efeitos do cuidado com o corpo e a mente!

Quer entender como a osteopatia te ajuda a ter mais qualidade de vida?

Encontre a Clínica EOM mais próxima 

Publicado em 27 maio de 2022