Você sabe o que é ergonomia? Entenda como ela pode ajudar a diminuir as dores nos seus braços

Dicas de saúde, Dores

Você já sentiu dores no pulso ou no ombro após um dia inteiro trabalhando na frente do computador? Saiba que sua posição pode ser um dos fatores que causam esse problema. A parte interessante é que você não precisa conviver com os sintomas, já que uns ajustes na ergonomia podem ajudar!

A ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o ambiente de trabalho, que tem o objetivo de proporcionar conforto e qualidade de vida ao ser humano durante o período de atividades. Ela está ligada aos equipamentos utilizados, a cadeira, espaço entre a pessoa e a estação de trabalho, entre outros detalhes. Os cuidados ergonômicos são valorizados em empresas de todos os portes, mas também devem ser priorizados no trabalho home office. 

Sabe quando falam que seu cotovelo precisa estar alinhado com as mãos e a mesa? Ou que sua cabeça não deve ficar inclinada para cima ou para baixo? Pode parecer apenas detalhes, mas depois de horas trabalhando em uma posição inadequada, seu corpo começa a apresentar sinais de dores e nos casos mais extremos, pode gerar inflamações como a tendinite. 

Prestar atenção na ergonomia evita as doenças ocupacionais, que estão relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido, mas também faz toda a diferença na sua produtividade. Afinal, quem trabalha confortável e sem dores, trabalha melhor! 

Dicas de ergonomia que você pode aplicar na sua rotina

  • Mantenha a altura e distância correta entre seu corpo e o espaço de trabalho. Faça o possível para que seus joelhos e quadris fiquem em um ângulo de 90º. O computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar que você fique com o pescoço para baixo.
  • A postura inadequada é a principal causa de dores nos ombros e braços, então, invista em um apoio para costas, cotovelos e pescoço, de maneira que suas costas fiquem eretas e com total apoio. 
  • Não se esqueça das pausas, pois alongar o corpo e mudar de posição ao longo do dia também é um cuidado relacionado à ergonomia.
  • Leve o cuidado até a ponta dos dedos! Sempre que for digitar, verifique se os cotovelos estão próximos ao corpo. Ou antebraço deve estar em um ângulo de 90º com o teclado e o punho precisa estar reto e alinhado com o braço.

Com pequenos ajustes de ergonomia na postura e no local de trabalho, as dores nos braços ficarão menos frequentes. Se o incômodo persistir mesmo depois desses cuidados, é importante buscar a avaliação de um fisioterapeuta. Ele poderá entender se o problema é mais sério e orientá-lo sobre os tratamentos adequados.

Entre em contato com nossos fisioterapeutas e aproveite seu home office sem dores! 

Conheça as Clínicas EOM

Publicado em 27 agosto de 2020