Como é a sessão de osteopatia?

Osteopatia, Para você, Tratamentos

A osteopatia é uma área da fisioterapia que oferece muitos benefícios para os pacientes. A ideia é que o fisioterapeuta realize um diagnóstico preciso sobre a saúde da pessoa, para indicar um tratamento que traga resultados verdadeiros, evitando que o problema volte a aparecer.

Você já sabe como funciona um atendimento com osteopatia? 

O seu corpo tem tudo o que precisa para se recuperar. É nisso que os profissionais especializados em osteopatia acreditam. Por isso, todas as técnicas manuais e orientações feitas em uma sessão de osteopatia tem como objetivo reorganizar as estruturas corporais, para que tudo volte a funcionar corretamente. O fisioterapeuta poderá mexer nas articulações, músculos e nervos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo.

Quando um fisioterapeuta se especializa em osteopatia, ele aprofunda seus conhecimentos em temas que não se resumem às doenças musculoesqueléticas. Isso significa que ele consegue tratar problemas que vão além das dores causadas pela má postura ou por lesões em atividades físicas. Um bom osteopata poderá te ajudar a melhorar a movimentação das articulações, aliviar a tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, consegue atuar para melhorar a performance nos esportes ou reduzir as crises de enxaqueca. Tudo irá depender do seu objetivo como paciente e do diagnóstico encontrado no atendimento.  

Em uma sessão de osteopatia, o foco do profissional é te escutar! 

O Fisioterapeuta Osteopata é treinado para te ouvir. Inclusive, isso é o que diferencia seu atendimento dos outros profissionais do mercado. Durante a primeira sessão de osteopatia, o profissional fará uma análise completa, com anamnese, ou seja, perguntas rápidas sobre seus hábitos de vida, palpação e testes físicos. Essa etapa é importante para a identificação das alterações do corpo humano.

Depois de uma avaliação cuidadosa, completa e personalizada, o fisioterapeuta utiliza o raciocínio osteopático para estabelecer as cadeias lesionais do paciente e identificar as possíveis origens dos problemas. Existem muitos casos em que a causa da dor não está no local de origem do sintoma, por isso, essa reflexão é importante. Uma sessão dura 50 minutos, tempo necessário para explorar os recursos terapêuticos e gerar um estímulo que leva à recuperação. 

3 dicas para aproveitar ao máximo sua sessão de osteopatia 

Vá com uma roupa confortável: os profissional realizará técnicas manuais e avaliações físicas durante o atendimento, portanto, estar com roupas leves facilita o processo. 

Não tenha medo de expor suas dores: é muito importante que você seja sincero com o fisioterapeuta, principalmente na primeira sessão, quando ele fizer perguntas sobre o histórico de vida e intensidade da dor. Suas informações colaboram para um tratamento mais eficaz. 

Mantenha a cabeça aberta e considere as recomendações do profissional: a osteopatia não se resume a técnicas manuais. Os cuidados também incluem a busca por uma vida saudável, por isso, o fisioterapeuta poderá deixar orientações sobre o estilo de vida e novos hábitos que podem colaborar para a saúde. Escute com carinho e considere mudanças. 

Uma sessão de osteopatia é o momento de você se abrir e compartilhar todas as queixas. O fisioterapeuta irá te escutar com atenção e utilizar seus conhecimentos prévios para interpretar os sintomas e sugerir o tratamento mais adequado. Em uma consulta com um profissional especializado na área, o foco sempre será a sua recuperação completa e a busca por um futuro mais sadio.

Quer encontrar um Fisioterapeuta Osteopata perto de você?

Agende um horário em uma unidade das Clínicas EOM!

Publicado em 11 agosto de 2021