Como se alongar e prevenir lesões no dia a dia

Dicas de saúde, Para você

Alongar é fundamental para os atletas, pois previne as lesões e prepara o corpo para os exercícios que serão feitos. Mas, será que quem não pratica atividades físicas diariamente também precisa se alongar? A resposta é sim! 

Os alongamentos são muito importantes para prevenir traumas. É por meio do alongamento muscular, da mobilidade das articulações e do estímulo da coordenação motora que você pode ganhar mais equilíbrio e evitar acidentes. Mesmo as atividades comuns à rotina, como varrer a casa, trabalhar e caminhar de um lugar para o outro exigem do corpo um preparo físico, por isso, os alongamentos devem ser feitos no período da manhã, para preparar o corpo para o dia.

Por que se alongar faz bem? 

Os alongamentos são exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento. Em outras palavras, eles aumentam a flexibilidade e a amplitude dos movimentos de uma articulação.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior sua flexibilidade. Isso é ótimo para seu corpo. Sabe quando você está andando na calçada e precisa dar um passo maior para pular um buraco? Se você está com as pernas alongadas, não sentirá dores e conseguirá avançar como precisa. E tem mais: a perda da flexibilidade pode ocasionar dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca.

Incluir os alongamentos no começo do seu dia também ajuda a reduzir a tensão muscular, relaxar o corpo, proporciona maior consciência corporal e ativa a circulação. Você não precisa ser um atleta ou ter muito tempo livre, basta reservar de 5 a 10 minutos por dia para alongar os principais músculos do corpo.

4 alongamentos que você deve fazer todos os dias 

Alongamento de isquiotibiais

Com os joelhos estendidos, as pontas dos pés voltadas para cima e o tronco direcionado à frente, segure a posição por cerca de 30 segundos. Repita o movimento por 3 vezes em cada perna.

Alongamento de músculos reto femoral e iliopsoas

Em pé, eleve uma perna na altura do quadril, mantenha a perna de base com o joelho semiflexionado. Incline o tronco em direção ao joelho que está elevado e segure a posição por 30 segundos. Repita o movimento por 3 vezes em cada perna. 

Alongamento para os pulsos e os antebraços

Estenda um braço na frente do corpo com a palma da mão voltada para cima e dobre o pulso para baixo, deixando a mão direcionada para o chão. Com a outra mão, flexione o pulso até sentir um alongamento de nível leve a moderado no antebraço. 

Mantenha o braço esticado por 30 segundos e repita o movimento por 3 vezes em cada lado.  


Alongamento dos braços

Levante o braço esquerdo e coloque-o atrás da cabeça, depois puxe o cotovelo com a mão direita. Faça todos os movimentos de maneira suave, sem forçar ou esticar mais do que o seu corpo permite.Segure o movimento por 30 segundos e repita por 3 vezes em cada lado. 

Os alongamentos relaxam o corpo e a mente, por isso, podem e devem ser feitos sempre que você sentir vontade. Quando combinados com uma rotina de exercícios físicos, os resultados são potencializados e a sua disposição será muito melhor. 

Os profissionais das Clínicas EOM estão à disposição para te orientar e ensinar os alongamentos mais adequados para sua rotina! 

Publicado em 24 janeiro de 2020