Entenda o que é alimentação saudável e seus princípios

Dicas de saúde, Para você

Se prezamos pela saúde e desejamos que todos tenham uma boa qualidade de vida, não podemos deixar de falar sobre o poder da alimentação nutritiva. Sabemos que boa parte das pessoas preferem comer alimentos mais rápidos, como fast-foods, doces e pratos processados. E tudo bem fazer isso às vezes, não é? Desde que haja equilíbrio e que esteja claro o que é alimentação saudável e a sua importância, comer umas coisinhas ou outras, não faz mal! 

Uma boa alimentação é aquela que prioriza legumes, vegetais, proteínas e também outros itens que contribuem para manter seu corpo equilibrado e com a ingestão de nutrientes, vitaminas e minerais necessários à saúde. Ela é importante para o aspecto físico e para o mental, pois um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar as atividades diárias e tem sua autoestima melhorada.

Se você quer entender o que é alimentação saudável com apenas uma frase, aqui está: as vitaminas e minerais são essenciais para manter o organismo com um bom funcionamento. Em outras palavras, comer bem é criar uma barreira para evitar as doenças que podem surgir.

Algumas pessoas utilizam a falta de tempo e de conhecimento para justificar a falta da boa alimentação. Uma forma de vencer esse empecilho é conhecer os princípios da alimentação saudável e entender que eles vão além de comer coisas difíceis de ser preparadas ou que não são fáceis de encontrar na dieta popular. 

Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:

Ser adequada para o seu corpo e estilo de vida.

Sua alimentação deve ser apropriada para a fase e condição de vida atual. Para entender melhor o que funciona para você, considere as atividades, seu metabolismo e as doenças que possui. De nada adianta seguir uma dieta famosa, se ela não faz bem para o seu corpo ou não te mantém forte para cumprir as obrigações do dia. Caso queira ter uma dieta um pouco mais restrita, conte com o acompanhamento de um nutricionista.

Prezar pela qualidade.

Muito além de frutas e vegetais, a boa alimentação é aquela que contém uma variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do seu corpo. Eles devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias – aquelas que não agregam praticamente nada no corpo. Em vez de descartar alimentos, prefira escolhê-los melhor! 

Ter a quantidade ideal de alimentos que o seu corpo necessita.

Comer pouco não é sinônimo de comer bem, por isso, um dos pilares da boa alimentação é a quantidade certa. Pense que você deve ingerir o suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades, ter energia e garantir o bom funcionamento dos órgãos. Evite pular refeições e opte por alimentos com mais nutrientes, pois eles darão a sensação de saciedade por mais tempo. 

Equilibrar os nutrientes, em relação a qualidade e quantidade.

Assim como comer pouco não é a mesma coisa de ser saudável, comer em excesso também não é legal. A harmonia entre os alimentos que você escolhe e a quantidade que ingere é o que levará a qualidade para o seu corpo. Por exemplo, pode ser que você queira comer um alimento mais gorduroso, nesse caso, é importante estar atento a quantidade e evitar os excessos. 

Ter variedade.

A máxima do “prato saudável é prato colorido” sempre valeu e sempre valerá. Em cada refeição, consuma a maior variedade de alimentos que puder, pois eles oferecem nutrientes variados e atendem a todas as necessidades do corpo. Um prato cheio de cores significa que ele tem mais proteínas, carboidratos, vitaminas e nutrientes. 

Ao longo do dia, é fundamental incluir sempre todos os grupos recomendados na pirâmide alimentar para garantir que todos os nutrientes estão sendo ingeridos. Para sabermos o número correto de porções diárias a serem consumidas de cada grupo de alimentos, é preciso observar as calorias diárias que cada pessoa necessita. Para não ter erros, fale com um profissional da área de nutrição e planeje seu programa alimentar, que pode variar conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais.

Pirâmide Alimentar

A alimentação saudável é o que mantém sua saúde em boas condições ao longo da vida. Ela deve ser ensinada para as crianças desde cedo e ser priorizada na fase adulta, com foco na qualidade e não na quantidade. Comer bem não é a mesma coisa que alimentação extremamente restrita. Mantenha o equilíbrio e viva bem! 

Se você deseja cuidar do seu corpo com acompanhamento de profissionais de saúde, encontre a Clínica EOM mais próxima. Nossos profissionais te ajudarão a entender o que é alimentação saudável e o que funciona melhor para você!

Publicado em 31 março de 2020