Pretende começar a correr? Confira nossas dicas!

Esportes, Para você

Uma vida mais saudável é uma vida em movimento, por isso, muitas pessoas encontram na corrida uma maneira de viver melhor. O exercício é um dos mais completos, mas para que a prática seja segura e contribua para melhorar a qualidade de vida, é fundamental conversar com um profissional e ter uma rotina de treinos personalizada.

Um dos esportes mais populares entre os brasileiros, a corrida é uma atividade muito benéfica. Em uma hora de treino você pode queimar muitas calorias, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade física. Como o exercício exige muita concentração, também colabora com a memória e reduz a tensão. A melhor parte é que ela pode ser praticada por quase todas as pessoas, desde que a saúde física esteja em dia. 

Não existem estatísticas sobre o número de praticantes de corrida atualmente, mas é cada vez mais comum observar adeptos do esporte em parques, praias e academias. Se você quer fazer parte do grupo de pessoas que praticam a atividade, é importante se atentar a saúde do corpo e resistência muscular. 

Recomendações para uma atividade mais segura!

  • Procure um fisioterapeuta antes de começar a rotina de corrida

A corrida é uma atividade que exige esforços do seu corpo inteiro, por isso, passar por uma avaliação profissional é importante para verificar como está a saúde e evitar lesões. O fisioterapeuta é o profissional mais capacitado para te ajudar. Ele irá utilizar técnicas para preparar o corpo para os movimentos e compartilhará orientações que ajudarão a prevenir lesões. Com os cuidados certos, você terá vida mais longa na corrida! 

  • Comece com trotes e vá evoluindo aos poucos

Apesar de correr ser um movimento natural, que o ser humano é capaz de realizar logo após aprender a dar os primeiros passos, é importante ir com calma para não transformar o hábito saudável em algo arriscado. Ao invés de começar com muitas horas de atividades por dia, vá intercalando o ritmo e evoluindo aos poucos. 

  • Não desanime. Vá no seu ritmo! 

É natural que as pessoas comecem com a expectativa de correr uma maratona logo de cara, mas isso não fará bem para a saúde e pode gerar frustração. Aposte em alternar corrida e caminhada em intervalos curtos e prefira manter a constância. Está tudo bem não começar com longas distâncias, o que importa é a sua saúde. Não esqueça de que seu corpo precisa de tempo para se adaptar às novas demandas que a corrida cria para o sistema cardiovascular, além de preparar os músculos e os ossos para a próxima corrida.

Monte um programa de treino de corrida alternando um dia de atividade e um dia de descanso. Esse plano de treino simples é perfeito para ajudar quem está começando a alcançar os melhores efeitos nos treinos e evitar lesões por sobrecarga.

  • Faça alongamentos antes e depois do exercício

Os alongamentos fazem bem para sua saúde em qualquer momento do dia, mas antes e depois da corrida, são essenciais. Alongue a musculatura antes e também depois da atividade, porque isso prepara os músculos para os movimentos, protegendo e melhorando o desempenho muscular.

Entre os benefícios dos alongamentos estão a redução das tensões musculares, relaxamento do corpo, aumento da consciência corporal, prevenção de lesões e ativação da circulação sanguínea. A boa notícia é que eles podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente!

A corrida é um dos esportes que mais beneficiam a saúde, mas é preciso ser prudente ao praticar. Tenha um fisioterapeuta de confiança para acompanhar o seu desempenho e caso haja lesões, busque o tratamento e respeite os limites do seu corpo. Seu corpo é seu melhor amigo, cuide dele com carinho! 

Deixei os profissionais das Clínicas EOM cuidarem de você!

Publicado em 12 março de 2021