Você sente dor no quadril? Descubra de onde ela vem!

Dores, Para você

A dor no quadril é bastante comum entre pessoas de diferentes idades, classes sociais e estilos de vida. Ela começa com um pequeno desconforto na região do corpo e pode evoluir para algo mais sério, quando não tratada. Se você tem sentido uma dor no quadril que não tem explicação aparente, não se preocupe, mas procure descobrir como e porquê ela se manifesta. 

A estrutura do quadril é a responsável por sustentar a base da coluna e ligar as pernas ao tronco. Por ter uma função primordial no encaixe completo do corpo, ela sofre com estímulos negativos vindo de diferentes áreas do corpo. Quando a dor no quadril surge, ela está dando um sinal de que algo está errado com as articulações desta região do corpo.

Em muitos dos casos, a dor no quadril pode ser tratada em casa mesmo, mas a recomendação é que você fale com um profissional, para descobrir a origem da dor, tratar de forma adequada e evitar o aumento e dissipação. 

Dor no quadril: causas mais comuns 

São vários os fatores que podem causar desconforto e dor no quadril. Quando pensamos que, muitas vezes, a dor é o seu corpo tentando te avisar de uma patologia mais séria, entendemos que é preciso agir rápido para evitar que o problema se torne crônico – as dores crônicas são aquelas com duração de mais de 3 meses. Por isso, não dá pra confiar apenas na esperança de que a sua dor irá amenizar nos próximos dias! 

As causas mais frequentes de dor no quadril estão relacionadas à fraqueza ou desequilíbrios musculares, que resultam em sobrecarga e alterações nas estruturas do corpo, que podem gerar inflamações nos tendões e bursas do quadril. Não há como descobrir a razão do início da dor sem uma avaliação inicial, mas os principais fatores de risco são: sobrepeso, sexo feminino, menopausa, excesso de atividade física e desgaste da articulação do quadril.

Entre as doenças mais populares que causam a dor no quadril estão: Bursite no quadril, Compressão do nervo ciático, Artrite ou Artrose, Reumatismo, Tendinite e Fraturas. Como o corpo humano é completamente interligado, existem casos em que a origem do problema não necessariamente está no quadril, por isso, é preciso prestar atenção no primeiro sinal de dor. 

Quando procurar ajuda de um especialista? 

Quando a dor no quadril é forte, insistente e dura mais de 15 dias, está evidente que alguma coisa não vai bem. Se mesmo com descanso e com analgésicos ela não aliviar, o ideal é buscar por um profissional capaz de identificar o seu problema e trabalhar na reabilitação da área. Aqui nas clínicas EOM, submetemos nossos pacientes a uma rigorosa avaliação para diagnosticar de onde pode estar vindo a dor no quadril. Após o processo de identificação do problema, chamado também de Anamnese, o fisioterapeuta passará as orientações sobre a forma de tratamento mais adequada para amenizar os sintomas e recuperar a qualidade de vida. 
Se você tem sentido uma dor no quadril, é melhor cuidar e evitar que o quadro se intensifique. Encontre a unidade mais próxima de você e agende seu horário.

Publicado em 10 dezembro de 2019