Sabe aquelas vezes que você acorda com dor nas costas, as vezes tem dificuldades para se virar na cama, e até dificuldades para abaixar para lavar o rosto ou escovar os dentes? Essa sensação é muito incomoda, mas o professor da Escuela de Osteopatía de Madrid Brasil, Dr. Paulo R. Dobruski, nos contou algumas das mais frequentes causas e que possuem tratamentos.

Preste atenção na sua postura de dormir

Apesar dos estudos estarem cada vez mais apontando que não importa a posição que você durma, o que importa é dormir bem, a má postura para dormir é um importante fator para essa dor. Temos que levar em consideração posturas muito assimétricas, e que de forma geral, só dorme muito assimétrico quem dorme mal, pois o corpo não gosta de ficar em posições que sejam ruins para ele, tanto que mudamos muito de posição quando estamos dormindo. Então se você tem um colchão razoavelmente bom e não dorme feito morcego, esqueça de que seja sua postura, mas pode começar a verificar a qualidade de seu sono.

Comeu demais a noite?

Comer mal a noite, principalmente gorduras, possuir algum problema no fígado onde o mesmo está sobrecarregado ou possuir alguma doença (cirrose, esteatose- gordura no fígado, ou outros problemas), pode saber que esta congestão do fígado pode ser uma das causas das dores matinais. Imagine que quando você está em pé, seu sangue acaba tendo que escalar seu corpo para ir ao coração, aumentando um pouco a dificuldade de retorno dele até seus membros inferiores. Quando você deita, este sangue pode se mover mais facilmente em direção ao coração; o problema é que para isso ele precisa passar por seu abdome, onde tem o fígado que se estiver congesto pode represá-lo um pouco e causar dor lombar. Então se possui este tipo de dor que aumenta com a ingestão de gordura principalmente, procure saber se tem alguma doença hepática.

Problemas discais

Antes de qualquer coisa, o mais importante a saber, que se você possui alguma discopatia (desgaste relacionado à idade dos discos Inter Vertebrais), você NÃO está condenado a sentir dores para o resto da vida e que o tratamento conservador costuma ser a melhor opção na maioria das vezes. Quando estamos deitados os discos tendem a acumular um pouco de água, ficam mais “gordinhos”, o tanto que é comum você ser um pouco mais alto pela manhã que pela noite. O problema é que se você tem um disco “machucado”, este acúmulo de água pode ser causador de sintomas quando você fica sentado ou em pé, pois o mesmo é comprimido pelo peso de seu tronco e pela ação da gravidade. Aí você sente dor.

Geralmente pessoas com estas três condições não conseguem ficar muito tempo na cama e depois de algum tempo em pé as dores tendem a melhorar, até a próxima noite onde tudo se inicia novamente.

A Osteopatia pode me ajudar?

Pode e muito! Eliminando as possibilidades de doenças instaladas, onde o suporte médico é de suma importância, estas três possibilidades podem ser por um mal funcionamento dos sistemas de controle do sono, da autorregulação do fígado e da mecânica onde se encontra a discopatia, e em todas as três possibilidades a osteopatia pode ajudar. O tratamento consiste em uma avaliação e após as percepções e diagnóstico do Fisioterapeuta Osteopata, é feito manipulações de técnicas de terapia manual suaves e indolores.

Agende a sua consulta aqui nas Clínicas EOM, nossa Central de Atendimento: (19) 99642-6070 (whatsapp).


Publicado em 21 fevereiro de 2019