Como a terapia manual contribui com o controle da ansiedade
Ansiedade. Está aí uma palavra cada vez mais popular entre as pessoas e que ainda causa muitas dúvidas. Como agir quando a crise acontece? Qual a melhor forma de tratamento? Existe algum exercício que ajuda a controlar a ansiedade?
Apesar do tema estar em evidência, ainda há um tabu em relação a ansiedade. Para isso, a informação é o melhor remédio. As crises de ansiedade são caracterizadas pelo medo, apreensão e pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas sofrendo com o transtorno. Entre as formas de tratamento mais populares estão o acompanhamento com psicólogo e uso de medicamentos. Entre os menos convencionais, está a terapia manual, que apresenta ótimos resultados quando aliada a outros cuidados.
O que é terapia manual?
A terapia manual envolve uma grande quantidade de técnicas que incluem mobilizações articulares, manipulações articulares e mobilização dos tecidos moles feitas com as mãos. Elas são realizadas por fisioterapeutas e têm como objetivo diminuir a dor, melhorar a amplitude dos movimentar e aumentar a função da região.
Para que o tratamento com a terapia manual seja eficaz é importante que seja feito junto com perguntas e exames específicos, para descobrir qual é a necessidade do paciente e ter a certeza de que o tratamento indicado será bom para o processo de reabilitação.
A terapia manual costuma ser indicada para a recuperação de problemas ortopédicos, tratamento de dores crônicas e reabilitação de pessoas que praticam esportes com frequência. No entanto, as pessoas que têm contato com a terapia manual também sentem benefícios na parte emocional – inclusive na redução dos sintomas da ansiedade – pois é ótima para melhorar a função cerebral.
Principais benefícios da terapia manual para quem sofre com ansiedade
- A terapia manual reduz a insônia
As crises de ansiedade podem causar dores fortes no corpo ao longo do dia e problemas para dormir a noite. A longo prazo, isso gera um acúmulo de estresse, afinal, quem não dorme bem fica sem disposição para as tarefas cotidianas. Os transtornos vão se acumulando e quando esse paciente procura o fisioterapeuta, ele já está tenso e sobrecarregado.
A acupuntura ou pilates são indicados para amenizar esse sintomas e devolver a qualidade do sono, pois trabalham a respiração, o alongamento e o relaxamento corporal. É importante também entender qual é a causa da ansiedade, para que a terapia manual trate a origem do problema.
- Os exercícios propostos nas sessões de terapia manual melhoram a respiração
Os exercícios praticados durante a sessão de terapia manual ajudam a aliviar os sintomas e as implicações causadas pela má respiração. As técnicas de respiração aprendidas durante as aulas de pilates, por exemplo, ajudam o paciente a ter maior consciência corporal e controle da sua respiração.
Além disso, as técnicas de alongamento e respiração aprendidas durante as aulas podem ser úteis para tranquilizar a pessoa durante uma crise de ansiedade
- A terapia manual colabora com o aumento da autoestima
Os exercícios de força, alongamento e respiração que são feitos nas sessões de terapia manual contribuem para a redução das medidas e liberam endorfina – a grande responsável pela estimula a sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria.
Toda vez que o paciente que sofre com ansiedade sai de uma sessão de fisioterapia, o sentimento é de força, determinação e muito relaxamento. Ao contrário dos remédios, que podem apresentar efeitos colaterais quando consumidos em excesso, a terapia manual com foco na ansiedade não tem contraindicações.
É possível que a terapia manual não seja a única solução para as pessoas que sofrem com ansiedade, mas quando inserida no processo de tratamento e nos novos hábitos de vida, ela faz toda a diferença para a saúde emocional.
Você sofre com ansiedade? Agende sua consulta na Clínica EOM mais próxima.
Nossos profissionais estão prontos para te atender!
Publicado em 29 janeiro de 2020