Você sabe quais são as doenças que mais causam dores nos profissionais da música?

Dicas de saúde, Dores, Para você

Sendo músico ou não, todo mundo sabe o quanto esses profissionais precisam se dedicar para produzir um trabalho de qualidade. Tanto cuidado com a especialização, coordenação e motricidade pode ocasionar Lesões por Esforços Repetitivos. Por isso, é importante que os músicos façam um acompanhamento frequente com fisioterapeutas. 

Para chegar ao grau de perfeccionismo exigido pelo mercado musical, é preciso dedos rápidos e muitas horas de exercícios que expõem músicos a problemas que afetam seus músculos, articulações, ouvidos e cordas vocais. Os males podem afetar os profissionais de formas diferentes, dependendo do peso do instrumento utilizado, das horas de dedicação e o quanto fica exposto a ruídos e pressão sonora. 

Na maior parte dos casos, o estresse diário de atividades repetitivas potencializa os prejuízos ao organismo, tendo efeito cumulativo nos tecidos, que podem exceder o limiar de tolerância fisiológica devido à má postura e ao uso excessivo, levando à incapacidades.

Principais doenças ocupacionais em músicos

  • Epicondilite
  • Tendinite
  • Bursite
  • Distonia
  • Tenossinovite
  • Síndrome do radial
  • Outras doenças classificadas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo)

A fisioterapia é um dos tratamentos indicados para recuperar a saúde do profissional de música 

Assim como é feito com os profissionais do esporte, em que já existe um consenso de que o conhecimento do corpo, estruturas musculares e sua manutenção é indispensável para obter bons resultados, é importante que os músicos também sejam orientados. Afinal, eles utilizam seus músculos tanto quanto um esportista! 

Inclusive, as lesões que podem surgir também não escolhem profissão. Elas se apresentam de diferentes formas e, entre elas, existem três que são as principais causadoras de doenças ocupacionais dos músicos: desordens musculoesqueléticas, compressão nervosa e disfunção motora. O ideal é que o profissional passe por uma avaliação com um fisioterapeuta para descobrir a origem do problema e o que está causando dores. O diagnóstico é feito através de perguntas e avaliações físicas, que servem para identificar o tratamento adequado. 

O excesso de movimentos repetitivos pode causar problemas à rotina dos músicos, que podem começar a sentir dores após o período de exercício. Se esse for o seu caso, não hesite em procurar um fisioterapeuta capacitado para oferecer um diagnóstico. 

Encontre a Clínica EOM mais perto de você e agende seu horário

Publicado em 18 março de 2020