Fisioterapia pélvica: entenda para que serve o tratamento
A fisioterapia é uma área versátil, que oferece tratamentos para diferentes patologias, sempre com o objetivo de prevenir lesões, reabilitar a saúde e aliviar dores. Entre as linhas de tratamentos disponíveis está a fisioterapia pélvica. Você já ouviu falar sobre os benefícios dela para a saúde?
A fisioterapia Pélvica é uma especialidade que atua na reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, que é o conjunto de músculos, ligamentos, nervos e tecido conjuntivo na região embaixo do abdômen, a pelve. Como essa é a área responsável por fornecer sustentação para a bexiga, os órgãos genitais, o útero e o ânus, é importante que ela esteja saudável em todas as fases da vida, inclusive na infância.
Quando o assoalho pélvico está enfraquecido ou flácido, a pessoa começa a sentir sintomas leves, que podem evoluir para quadros mais graves de acordo com os hábitos de vida. Os principais sintomas são:
- Desejo forte e quase incontrolável de urinar ou defecar;
- Dificuldade na passagem de fezes duras e constipação;
- Aumento na frequência de urina que pode prejudicar a rotina;
- Dor pélvica crônica que aparece por 3 meses ou mais, com dificuldades para o diagnóstico.
A busca pelo fortalecimento do assoalho pélvico é uma das coisas que direcionam o tratamento na fisioterapia pélvica, pois essa é a maneira mais indicada para recuperar o bem-estar e a saúde da região. Porém, a avaliação do fisioterapeuta e o tratamento personalizado são indispensáveis, já que os sintomas e as patologias podem variar de pessoa para pessoa.
Quem pode se tratar com a fisioterapia pélvica?
Qualquer pessoa que sinta desconforto na região pélvica pode se beneficiar com os tratamentos e exercícios propostos pelo profissional especializado em fisioterapia pélvica. Normalmente, mulheres que sofrem com vaginismo ou endometriose são pacientes mais comuns nos consultórios que prestam esse atendimento.
Apesar do público ser, em sua maioria, composto por mulheres, o tratamento não é exclusividade da ala feminina. Os homens com problemas como ejaculação dolorosa ou precoce também podem ser tratados com a fisioterapia pélvica. Além disso, crianças que apresentam incontinência urinária e fecal também sentem um alívio ao ser acompanhado por um fisioterapeuta.
A fisioterapia pélvica oferece benefícios em diferentes estágios das doenças relacionadas a pelve. Se você sofre com problemas decorrentes do enfraquecimento da região, não deixe de procurar por um profissional especializado. O tratamento não é invasivo e você começa a perceber os resultados já nas primeiras sessões!
Quer encontrar um fisioterapeuta perto de você? Clique aqui!
Publicado em 03 setembro de 2020