3 razões pelas quais o acompanhamento com fisioterapeuta pode melhorar seu desempenho nas atividades físicas

Esportes, Para você

A pessoa que se compromete com a prática de exercícios físicos, principalmente os esportes de competição, está sempre procurando evoluir. Nessa jornada, toda ajuda é bem-vinda! Inclusive, você sabia que o fisioterapeuta é um dos profissionais mais importantes para o desenvolvimento do atleta?

O profissional especializado nos atendimentos de atletas é responsável por observar e entender o movimento humano nos esportes, para prevenir lesões e melhorar o desempenho de quem pratica atividades físicas. Sabendo que grande parte das pessoas que se exercitam já sofreram lesões em algum momento da vida, o acompanhamento do fisioterapeuta também é recomendado para minimizar os riscos e sequelas. 

Apesar de realizar um trabalho mais preventivo e voltado para a reabilitação, o fisioterapeuta tem grande participação na capacidade do atleta de executar melhor suas atividades. Se o corpo do esportista é sua ferramenta de trabalho, imagine que o fisioterapeuta é responsável por mantê-lo funcionando bem! 

Veja a seguir como o fisioterapeuta pode ajudar o atleta a utilizar o máximo da sua capacidade física e assegurar boas condições para os treinos

  1. Com um fisioterapeuta você terá um programa tratamento personalizado para sua prática esportiva. 

Cada modalidade de esporte exige um esforço diferente do corpo. Alguns atletas precisam ser leves para correr mais enquanto outros devem ter mais força para saltar, e é por isso que os cuidados devem ser diferentes. O fisioterapeuta irá oferecer tratamentos para fortalecer as regiões mais sobrecarregadas, aplicará técnicas para amenizar a tensão e atuará para prevenir as lesões que podem surgir com as repetições em cada exercício. 

  1. O fisioterapeuta te ajudará a entender seu corpo, para que você possa progredir. 

Conforme o atleta aumenta a intensidade dos seus treinos, é comum que o corpo comece a apresentar limitações, isso é natural do ser humano. Com uma avaliação abrangente da função do indivíduo, por meio de testes de desempenho funcional, o profissional irá entender quais pontos podem ser tratados para melhorar os resultados nos treinos. Quando você passa pelo acompanhamento de fisioterapia, avança na sua atividade com segurança, saúde e foco nas suas potências.

  1. O profissional de fisioterapia é o mais capacitado para cuidar das dores que podem surgir durante o treinos. 

A graduação em fisioterapia prepara o fisioterapeuta para lidar com os mais diferentes traumas que podem acontecer em um esporte, principalmente aquelas que acontecem por acidentes, como quando um atleta torce o pé ou esbarra em um colega de time. Por isso, caso você sofra algum trauma durante a atividade, ele é quem poderá realizar o diagnóstico e indicar o tratamento. Não é a toa que a maioria das grandes equipes possuem fisioterapeutas para acompanhar os times! 

Independente do esporte que você pratica e do nível que se encontra, ter o acompanhamento com um fisioterapeuta irá maximizar seu potencial e garantir o sucesso. Se já é profissional, ele irá manter sua saúde, se ainda está começando a praticar esportes, a fisioterapia te ajudará a ir mais longe. 

Encontre um fisiorterapeuta das Clínicas EOM perto de você! 

Publicado em 27 julho de 2020