Como a fisioterapia melhora a saúde masculina?

Dicas de saúde, Para você

Em uma sociedade em constante transformação, promover a saúde masculina significa contribuir com um futuro mais consciente e saudável. Apenas uma pessoa sadia pode viver bem e acumular bons momentos com pessoas especiais. Por isso, quando os homens recorrem à fisioterapia para melhorar sua qualidade de vida, estão também se mantendo firmes para construir o futuro com aqueles que amam, como os filhos e familiares.

A fisioterapia é a área da saúde que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios que podem afetar os órgãos e sistemas do corpo humano. Os fisioterapeutas trabalham com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou problemas adquiridos por conta de hábitos prejudiciais. Na saúde masculina, ela tem o objetivo de prevenir, tratar e recuperar a função do homem, principalmente aqueles que  foram submetidos a cirurgia de retirada da próstata ou sofreram lesões praticando esportes.

O tratamento fisioterapêutico tem grande sucesso quando os pacientes estão comprometidos a seguir as recomendações, estão dispostos a readequar seus hábitos e se esforçam para encontrar a saúde. Depois da primeira consulta, o homem descobrirá limitações e potencialidades que ele sequer imaginava que existia em seu corpo, pois a fisioterapia tem um método de diagnóstico que vai além das dores, avaliando o histórico do paciente.

Benefícios da fisioterapia para a saúde dos homens

• Melhora a qualidade de vida, pois ameniza as dores e complicações na saúde.
  • Proporciona um tratamento personalizado na vida adulta e na terceira idade.
  • Contribui para a qualidade da vida sexual, atuando em problemas que são específicos da vida masculina.
  • Ajuda a prevenir disfunções que podem causar câncer de próstata.
  • Para os homens praticantes de atividades físicas, a fisioterapia melhora o desempenho nas atividades e previne lesões causadas por esforços inadequados.
  • Ajuda a combater dores causadas pelos movimentos repetitivos presentes em algumas profissões.
  • Quando o fisioterapeuta é especializado em osteopatia e terapias manuais, ele pode ajudar a reduzir sintomas causados pela tensão da rotina, pois é capaz de diagnosticar problemas com origens no SNA (Sistema Nervoso Autônomo).

A fisioterapia é um método de tratamento que contribui com a qualidade de vida de todas as pessoas, mas para os homens, ela representa uma maneira de tratamento personalizada, que considera suas características corporais, hormonais e seu estilo de vida. Compartilhe informação e incentive o tratamento!

Deseja encontrar um fisioterapeuta bem perto de você? Procure nas Clínicas EOM!

Publicado em 07 agosto de 2020