5 mitos da fisioterapia e as verdadeiras explicações

Dicas de saúde, Para você, Tratamentos

A fisioterapia estuda o movimento do corpo humano, com base em fatos e estudos científicos. Apesar da sua importância para a qualidade de vida, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a sua atuação. Será que qualquer um pode passar por sessões com fisioterapeutas? É preciso ter sofrido acidentes? Explicamos esses e outros mitos que envolvem essa área!  

  1. Fisioterapia é coisa de atleta

MITO 

Esse pensamento popular impede que pessoas necessitadas busquem ajuda de um fisioterapeuta. Vale reforçar que, além de trabalhar a reabilitação do corpo, a fisioterapia atua para prevenir lesões de pessoas sedentárias e tratar problemas de saúde que levam a dores e limitações. 

  1. A fisioterapia pode ser feita sem acompanhamento de um profissional

MITO

Praticar os exercícios da fisioterapia sem o auxílio de um profissional capacitado pode trazer ainda mais problemas para a saúde. Sem contar que, cada dor tem uma origem específica, que pode variar de pessoa para a pessoa, ou seja, reproduzir os exercícios que seu amigo fez na fisioterapia nem sempre irá resolver seu problema. É preciso passar pela avaliação profissional. 

  1. Massagistas e fisioterapeutas fazem a mesma coisa

MITO

O trabalho do fisioterapeuta vai além das manipulações no corpo. Ele é capacitado para trabalhar com massagem com o objetivo de desenvolver a reabilitação dos pacientes, mas também pode fazer avaliações físicas, entender a origem das suas dores e prestar orientações para evitar que o problema volte. A cada sessão o profissional agirá para recuperar os movimentos cotidianos, incentivando a circulação e a reabilitação de músculos e ligamentos.

  1. O tratamento com fisioterapia dói

MITO

Todas as atividades sugeridas na fisioterapia têm como objetivo aliviar a dor ou prevenir o aumento do problema. É possível que você sinta alguns desconfortos na hora de realizar um exercício específico, por isso, é importante ter um profissional de confiança te acompanhando para entender se o incômodo é normal ou se está atingindo uma área incorreta. O profissional irá avaliar seu desempenho, entender onde está a desarmonia do corpo e passará orientações sobre os exercícios adequados. Se a sua preocupação é a dor, saiba que depois de uma sessão de fisioterapia, é bem provável que você saia mais flexível, relaxado e sem sofrimento! 

  1. A fisioterapia é indicada somente para jovens e adultos 

MITO

Não há restrições de idade para o tratamento. Inclusive, a fisioterapia é bastante indicada para bebês que sofreram traumas ou sentem dores que têm origem em problemas no parto. 

Nos bebês, o fisioterapeuta realiza movimentos suaves que contribuem para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e proporcionam uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos pequenos.

Você deve estar atendo apenas em relação ao profissional escolhido. É indicado que as sessões sejam feitas com profissionais especializados em fisioterapia pediátrica, para garantir que ele saberá manusear o corpo e lidar com as patologias das crianças. 

A importância da fisioterapia para a qualidade de vida não deixa dúvidas. Se você tem sentido dores, experimente passar por uma sessão com um dos fisioterapeutas das Clínicas EOM. Nossos profissionais estão preparados para avaliar sua saúde e oferecer o melhor atendimento! 

Quero agendar minha consulta 

Publicado em 28 maio de 2020