Está em dúvidas se você deve começar um tratamento com osteopatia? Temos bons motivos para você!

Osteopatia, Para você, Tratamentos

A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que tem a finalidade de recuperar a saúde integral da pessoa. Através do raciocínio osteopático, habilidades manuais e um sistema de avaliação que envolve todos os sistemas do corpo, a osteopatia pode tratar uma infinidade de doenças e distúrbios que causam dores e atrapalham a qualidade de vida.

Para entender melhor como a osteopatia funciona, pense que ela enxerga o corpo como uma coisa inteira ao invés de separá-lo em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular ou respiratório, como algumas outras terapias manuais fazem. Por esse motivo, ela é capaz de tratar problemas que vão desde aqueles causados pela má postura até os que têm origem no sistema nervoso.

Se você já pesquisou bastante sobre a osteopatia, mas ainda não acredita que ela pode ser a solução para suas dores, trouxemos algumas boas razões para você investir nesse método de tratamento!

• Melhora a disposição e o sono

Quando você passa pelo tratamento osteopático, naturalmente, seu corpo encontra seu equilíbrio e fica mais disposto. Quem sofre com a insônia causada pela ansiedade, percebe a melhora ao se tratar com a osteopatia, pois o corpo fica relaxado e responde melhor aos estímulos. Aliás, você sabia que até a enxaqueca pode ser eliminadas com a terapia manual? Para garantir a eficiência no tratamento, é importante é descobrir o que tem causado a indisposição física e atrapalhado seu momento de descanso.

• Melhora a qualidade de vida

Sabemos o quanto é difícil ter uma vida equilibrada sentindo dores. Como a osteopatia organiza todas as estruturas do seu corpo e elimina as doenças direto na causa, ela ameniza os sintomas e evita que os incômodos voltem a aparecer, ou seja: você terá muito mais energia e um corpo saudável para fazer o que te faz bem!

• O tratamento com osteopatia previne lesões

A osteopatia não trata apenas lesões agudas, aquelas que causam muita dor ou impossibilitam os movimentos, ela também ajuda a evitar que os danos aconteçam. Isso porque o fisioterapeuta osteopata trata sua dor na origem do problema, reequilibrando o corpo e evitando que os traumas se tornem repetitivas e constantes. Se você não eliminar a lesão pela raiz, provavelmente ela voltará muito maior depois que você sobrecarregar a região com atividades do dia a dia.

• Não utiliza medicamentos

Por ser uma terapia manual, a osteopatia não utiliza medicamentos para tratar as dores. O profissional realiza movimentos com as mãos, com manipulações em regiões específicas, para reabilitar a saúde com apenas alguns toques. Um dos princípios da osteopatia é que o corpo tem tudo o que precisa para se recuperar, basta que ele receba os estímulos corretos.

•  Baixo custo em comparação a outros tratamentos

O foco da osteopatia é tratar a origem da patologia, por isso, quando o paciente chega no consultório, ele primeiro passa por uma avaliação detalhada e testes físicos, antes de começar a reabilitação. Isso faz com que o tratamento seja mais assertivo e apresente resultados mais eficazes. A quantidade de sessões varia de acordo com a doença do paciente e, geralmente, exigem menos sessões do que em outros métodos de tratamento.

A osteopatia é recomendada para pessoas de todas as idades, inclusive bebês, que sentem qualquer tipo de dor, que tenham disfunções físicas e fisiológicas ou que sofreram traumas por acidentes. Se você tem sentido a necessidade de passar por um acompanhamento com um fisioterapeuta, procure um profissional especializado em osteopatia e sinta a diferença no atendimento!

Encontre um fisioterapeuta osteopata perto de você

Publicado em 03 junho de 2020