A importância dos cuidados com a saúde durante a gravidez

Mamãe & Bebê, Para você

Você sabia que o ambiente em que o bebê está exposto é um fator importante na determinação do seu peso e da saúde ao longo da vida? É por isso que, logo que descobre a gravidez, a mulher deve buscar uma uma série de cuidados e preparar seu corpo para as alterações hormonais que estão por vir. 

O recomendado é que um profissional de confiança acompanhe a evolução da gestação, para garantir que exames exigidos neste período sejam feitos e, assim, prevenir ou detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero, além de certificar que a saúde da gestante está em dia. Investir em um pré-natal bem assistido é o segredo para ajudar no desenvolvimento do bebê e preservar a segurança da mãe! 

Sabendo que o estilo de vida e a saúde física e emocional implicam diretamente no desenvolvimento da criança, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a passar pelos nove meses da melhor maneira possível, com muita alegria, expectativa e emoção. 

Recomendações para melhorar a saúde durante a gestação

  • Redobre o cuidado com a alimentação

Tudo bem ter uns desejos inusitados aqui, outros ali, mas é importante se alimentar bem na maioria do tempo, consumindo todos os nutrientes recomendados pelos médicos. Prefira refeições saudáveis, com proteínas e verduras e diminua o sal, frituras, doces, cafeína, refrigerantes, embutidos e enlatados. 

A má alimentação da mãe, além de prejudicar o crescimento do bebê, deixa marcas que podem interferir até na fase adulta. É como se o ambiente em que a criança é formada ensinasse seu corpo a como agir ao longo da vida. Ou seja, se os estímulos são saudáveis, a tendência é que ele seja uma criança e adulto saudável, o contrário também pode acontecer. 

  • Não deixe de fazer exercícios físicos 

Gravidez não deve ser sinônimo de sedentarismo! Pelo contrário, agora é hora de manter o corpo em movimento para reduzir os incômodos físicos que podem surgir com o crescimento da barriga. Evite esportes bruscos e prefira atividades específicas para gestantes, como o Pilates e as aulas de alongamentos. 

Caso seja difícil manter a rotina de atividades físicas devido à dores, busque apoio na terapia manual. O profissional saberá avaliar a saúde, identificar os pontos prejudicados e direcionará o tratamento até que o corpo encontre seu equilíbrio e recupere-se. 

  • Pratique atividades relaxantes 

As mudanças no corpo e na rotina que acontecem ao longo da gestação podem ocasionar picos de estresse e ansiedade. É por isso que a meditação é indicada em todos os meses. Trabalhar a respiração fará bem para a saúde emocional da mulher, o que reflete nos estímulos que ela reproduz para o bebê e a forma como lida com sua nova realidade. 

Reservar um tempo para ouvir músicas suaves em silêncio ou tomar um banho de sol também ajuda, pois a atenção plena valoriza o presente e diminui o hormônio cortisol, responsável pela adrenalina e estresse.

  • Elimine os vícios

Essa dica não é novidade para ninguém, mas sempre vale a pena reforçar. O tabaco e o álcool devem ficar fora da vida da mulher, pelo menos durante o período da gestação e amamentação. 

O uso dessas substâncias podem causar danos irreparáveis ao desenvolvimento da criança, além de aumentar consideravelmente o risco de partos prematuros ou prejudicar a saúde do bebê. Todas as coisas com as quais a mãe tem contato, o bebê também terá. Pense nisso! 

A chegada do bebê é aguardada com carinho, um pouco de medo e certa ansiedade por parte da mãe. Apesar de exigir adaptações e cuidados, o período de gestação pode ser tranquilo e repleto de bons sentimentos! 

Desejar praticar atividades leves para melhorar sua saúde durante a gestação?

Encontre a Clínica EOM mais próxima! 

Publicado em 12 maio de 2020