Como o pilates pode melhorar a função cerebral?
O pilates é uma modalidade que tem como objetivo fortalecer os músculos que dão suporte e estabilidade para as regiões pélvica, lombar e para o quadril. O exercício é praticado no mundo inteiro e a parte mais interessante é que, além de fazer bem para a parte física do corpo humano, é também ótimo para melhorar as funções cerebrais.
O método, criado por Joseph Pilates durante a 1ª guerra mundial, conta com mais de 500 exercícios precisos e controlados, feitos para dar flexibilidade, fortalecer a musculatura e promover integração entre saúde física e mental. Todos eles envolvem o corpo e o cérebro de diferentes maneiras, por isso, ajudam a limpar a mente, trazendo relaxamento e bem-estar. Você já ouviu alguém que sofria com insônia dizer que passou a dormir melhor depois de começar a praticar pilates? Isso é resultado da harmonia que o exercício promove!

Benefícios do pilates para o cérebro
Um estudo publicado pelo jornal New York Times mostrou que os exercícios físicos frequentes melhoram a neurogênese. Isso significa que eles estimulam a produção de novas células cerebrais, além de criar uma proteção nas células já existentes. Essa é uma ótima notícia para quem sofre com problemas de memória, já que a região do cérebro responsável por lembrar das coisas e pelo aprendizado é a que mais apresenta melhoras com o pilates.
O espaço no cérebro responsável pela concentração também só tem a ganhar. Um estudo publicado pela International Neuropsychological Society mostrou que treinamentos de força melhoram a função executiva e a memória. Além disso, como o aluno precisa focar nos movimentos, na respiração e nos sinais do seu corpo durante a prática do pilates, ele se acostuma a ter mais calma, prestar atenção e respirar antes de tomar decisões. Ou seja: quanto mais você pratica, mais calmo fica e melhor o seu cérebro funciona.
Não há contraindicação para a prática de pilates. O exercício, que faz bem para o condicionamento físico e o funcionamento do cérebro, pode ser feito por crianças, adultos e idosos ,desde que mantenham um acompanhamento profissional e estejam dispostos a executar os exercícios com atenção.
Encontre a clínica EOM mais próxima e comece a praticar agora mesmo!
Publicado em 21 janeiro de 2020