Conheça a fisioterapia desportiva
Quando escutamos a palavra fisioterapia, costumamos associar aos tratamentos que são feitos depois que alguém sofre acidente e precisa fortalecer o corpo. O que pouca gente sabe é que existem áreas específicas na fisioterapia, que oferecem tratamentos personalizados para cada estilo de vida. Esse é o caso da fisioterapia desportiva!
Os atletas possuem uma rotina intensa de atividade físicas, principalmente quando estão se preparando para competições. Com muitas horas de treinamento, trabalho de força e uma grande pressão pela busca dos resultados, o esportista exige cada vez mais do seu corpo e isso gera uma sobrecarga do sistema musculoesquelético.
Um corpo que está sobrecarregado pode apresentar sintomas como: dores agudas, crônicas, limitações físicas, cansaço extremo, problemas nas articulações e deficiências no sistema imunológico. Para evitar esses problemas causados pelos excessos, o fisioterapeuta desportivo acompanha o desempenho do profissional e age para prevenir os danos à saúde, melhorar os resultados do atleta e preparar o corpo para as atividades intensas que fazem parte dos esportes.
Como funciona a fisioterapia desportiva?
A fisioterapia desportiva é reconhecida como especialidade desde novembro de 2007, de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). O profissional que atua nessa área é preparado para cuidar de praticantes de atividades físicas e esportivas, por isso, aprofunda seus estudos para oferecer o melhor suporte aos atletas!
Entre todas as opções que existem para tratar da saúde física, a fisioterapia desportiva é conhecida por ter um programa dinâmico de exercícios, que são personalizados de acordo com as necessidades dos atletas, já que os sintomas podem variar. Afinal, o esforço de um praticante de muay thai é diferente de uma dançarina de balé, que é diferente de um profissional de natação. Cada corpo exige um diagnóstico preciso e intervenções adequadas.
Quais os benefícios da fisioterapia desportiva?
O fisioterapeuta é o profissional mais capacitado para restaurar atletas ao seu nível normal. Ele pode prescrever exercícios preventivos, que são importantes para que as capacidades físicas estejam íntegras. Pode preparar o corpo para evitar que o atleta sofra uma lesão e seja afastado de sua atividade esportiva, além de eliminar tensões e tratar microlesões que podem surgir ao longo das práticas.
Entre as principais vantagens da fisioterapia desportiva para a saúde dos atletas estão:
- Prevenção de lesões.
- Reabilitação com foco no preparo do atleta para que ele possa voltar às atividades.
- Acompanhamento do atleta em cada treinamento, para garantir que os limites do corpo serão respeitados.
- Tratamento personalizado de acordo com as necessidades do corpo da pessoa.
Os atletas que são acompanhados por fisioterapeutas especializados em fisioterapia desportiva só têm a ganhar! Se você pratica esportes com frequência, não deixe de agendar uma consulta com os profissionais das Clínicas EOM. Eles estão preparados para avaliar seu corpo e contribuir com sua saúde física.
Publicado em 21 julho de 2020