É possível fazer fisioterapia em casa?

Dicas de saúde, Dores, Para você

Pessoas que estão em processo de recuperação de doenças ou tratamento de dores precisam da fisioterapia para retomar a saúde e fazer com que a rotina volte ao normal o mais rápido possível. Mas, e quando não é possível ir até as clínicas para seguir com as sessões? Nesses casos, a saída é recorrer a fisioterapia em casa

A fisioterapia é uma área ampla, que trata desde doenças degenerativas até a recuperação após acidentes e cirurgias. Ela também ajuda as mamães que precisam se adaptar com as mudanças no corpo durante a gestação e as pessoas que sofrem com problemas respiratórios ao longo da vida. Todo o tratamento é feito com base nas necessidades do paciente.

Sob orientação de um fisioterapeuta e com os equipamentos certos, é possível fazer fisioterapia em casa e manter a saúde em dia. Antes de começar os exercícios, a pessoa deve consultar um profissional para avaliar seu caso, determinar quais são as melhores opções de exercícios e elaborar um roteiro a ser seguido, com informações sobre a frequência e a intensidade das atividades. 

A Dra Flávia Abreu, fisioterapeuta e coordenadora da Escuela de Osteopatía de Madrid em Belo Horizonte, conta que as recomendações para fazer exercícios dentro de casa são bem específicas. Segundo ela, “mesmo para quem é saudável, o ideal é acompanhar a live de um profissional ou pedir ao fisioterapeuta ou educador físico para passar uma orientação correta. Muitas vezes, as pessoas acham que estão fazendo certo pela própria leitura corporal, mas nem sempre estão, porque o olhar de fora faz a diferença. Principalmente os idosos ou pessoas que possuem alterações ou disfunções como artrite, osteoporose, problemas de coluna, porque nesses casos os exercícios são ainda mais específicos.”

Ela reforçou também que não é aconselhável apenas pegar algo pronto na internet e sair fazendo. “É importante ter um profissional acompanhando mesmo de longe. Principalmente no período em que a pessoa passa muito tempo em casa e tem sua rotina modificada, o que também altera o metabolismo. Como o corpo sofre com a falta de movimentação, pouca exigência corporal e mudanças na alimentação, fica mais fácil sofrer lesões ao fazer fisioterapia em casa. A dica é: peça um acompanhamento online para o fisioterapeuta ou colete informações sobre como cada exercício deve ser executado por você.”

Recomendações para quem deseja fazer exercícios de fisioterapia em casa 

  • Se você já estava tratando lesões em sessões de fisioterapia, o ideal é que apenas o fisioterapeuta responsável pelo seu tratamento indique os aparelhos e equipamentos que deverão ser utilizados em suas atividades. Como ele acompanhou sua evolução e já sabe do seu diagnóstico, será mais fácil evitar complicações. 
  • Respeitar a frequência é fundamental. Você pode seguir a rotina de exercícios que eram feitos anteriormente, com a diferença de que agora você praticará em casa. Não aumente muito a quantidade de exercícios ou tempo de prática, para não sobrecarregar o corpo. 
  • Se você deseja praticar exercícios de fisioterapia em casa, mas não consegue estabelecer contato com um fisioterapeuta, busque aplicativos e conteúdos na internet que tenham sido produzidos por profissionais da área. Geralmente, os fisioterapeutas indicam exercícios mais leves e capazes de amenizar as dores de maneira geral. Se você tem sofrido com dores crônicas ou já possui problemas de saúde, a recomendação é evitar esforços sem acompanhamento profissional. 
  • Em caso de dores, pare imediatamente os exercícios, pois o desconforto em uma região pode indicar sobrecarga. Insistir em um movimento que causa dor pode gerar uma lesão. Se você estiver sendo acompanhada por um fisioterapeuta, mostre o movimento que gera incômodo e peça para ele analisar a situação. 

A fisioterapia em casa é uma opção para manter o corpo ativo em um período que você não pode ir para a clínica. Aproveite as dicas encontradas na internet, priorize sempre o acompanhamento do seu profissional e tenha cautela na hora de praticar. 

Você sente dores, mas ainda não se consultou com um fisioterapeuta?

Encontre o profissional mais perto de você!

Publicado em 09 abril de 2020