O que é Long covid e como a osteopatia pode ajudar

Para profissionais, Para você, Profissionais da saúde, Tratamentos

O Covid-19 atua no organismo humano de diferentes maneiras. A maioria das pessoas é assintomática ou apresenta sintomas moderados e não precisam ser hospitalizadas. Apesar do quadro não evoluir, é importante ficar atento, porque algumas sequelas podem surgir mesmo depois do teste negativo. Isso é o que chamamos de Long Covid.

Quantas pessoas perto de você foram contaminadas pelo Covid-19? Agora, pense por um instante: quantas sentiram sua saúde abalada depois disso? Publicações feitas pela Organização Mundial da Saúde da Europa chamam a atenção para o Long Covid, mostrando que cerca de um quarto das pessoas que tiveram o vírus apresentam sintomas que continuam por pelo menos um mês, mas uma em cada 10 ainda não se sente bem após 12 semanas.

O que é Long Covid

Também conhecido como síndrome pós-COVID, o Long covid é uma condição caracterizada por sequelas que continuam por um longo período, mesmo depois da recuperação da doença. Entre as queixas mais comuns estão os distúrbios do sistema respiratório, sistema nervoso e distúrbios neurocognitivos. Além disso, alguns pacientes apresentam alterações gastrointestinais, mal-estar e fadiga.

Grande parte dos sintomas que são considerados parte do Long Covid ainda estão sendo estudados. Considerando que cada organismo reage de uma forma, o ideal é que a pessoa procure um profissional da saúde assim que perceber que algo não vai bem, para encontrar um diagnóstico e começar um tratamento.

A osteopatia colabora com a reabilitação de pacientes com Long Covid

A osteopatia é uma área de especialização da fisioterapia. O método conta com um sistema de cuidados centrado na pessoa, que explora o raciocínio osteopático e as técnicas manuais para o diagnóstico e tratamento. Um dos diferenciais do tratamento é que o profissional especializado em osteopatia realiza uma avaliação personalizada e busca otimizar o funcionamento do corpo para que ele encontre o caminho da saúde.

Além dos impactos físicos causados pelo vírus, muitas pessoas sentem os reflexos na saúde mental. Casos de doenças psicossomáticas, aquelas com origem emocional, têm sido cada vez mais frequentes nas clínicas de fisioterapia e exigem cuidados especiais. A osteopatia também é indicada para esses quadros, pois atua nos desequilíbrios gerados pelo excesso de tensão e estimula o relaxamento do corpo humano.

O tratamento com a osteopatia pode aumentar a resposta imune do paciente, melhorar a circulação e corrigir as restrições estruturais que estejam prejudicando a qualidade de vida. Encontre um profissional especializado na área perto de você e passe por uma avaliação. Você pode viver bem em todas as fases da sua vida!

Quer agendar um horário nas Clínicas EOM?

Clique aqui!

Publicado em 05 julho de 2021