O que você precisa saber antes de se tratar com a osteopatia
Ninguém aguenta viver com dores! A sensação de que algo não vai bem com o seu corpo é muito incômoda e pode prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar. Muitas pessoas encontram alívio na osteopatia, um método de tratamento que utiliza técnicas manuais e uma maneira única de pensar para recuperar a saúde.
Você sabe quais são as coisa mais importantes que precisa entender antes de procurar um fisioterapeuta osteopata?
Criada em 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still, o termo “Osteopatia” vem das palavras gregas “osteon”, osso, e “patheia“. Seu principal objetivo é tratar o paciente de forma global, considerando que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada. Em outras palavras: a osteopatia analisa você por inteiro.
Algumas pessoas confundem a osteopatia com a quiropraxia, porém, a osteopatia é um tipo de terapia mais ampliada, que envolve diversas técnicas de tratamento de palpação que busca melhorar problemas musculares, por exemplo, procurando as causas das dores, além de focar no equilíbrio do corpo e da mente como um todo.
Para chegar na sessão de osteopatia preparado:
- A osteopatia não é apenas estalar
Uma consulta com o profissional é muito completa. Antes de iniciar as sessões de osteopatia, o fisioterapeuta fará uma primeira consulta em que coletará informações sobre problemas de saúde, histórico de doenças na família, estilo de vida e hábitos alimentares. A partir dessas informações ele prestará o atendimento personalizado e focado em melhorar a sua saúde – as manipulações e estalos são apenas parte do processo.
- Você tem um papel muito importante no resultado do tratamento
A osteopatia valoriza muito o ser humano, isso significa que você estará no centro do tratamento. O profissional prestará todos os cuidados necessários, te dará orientações para a melhora e fará manipulações nas regiões afetadas, porém, é importante que você queira se recuperar, seguindo um estilo de vida saudável. O seu bem-estar deve ser sua prioridade.
- O método de tratamento não é invasivo e não utiliza remédios
O tratamento osteopático é feito sem o uso de remédios e utilizando técnicas manuais. O fisioterapeuta aplicará seu raciocínio e as manobras para tratar músculos, articulações, tecidos, sistema e outras áreas, buscando a reorganização corporal. Enquanto o remédio sobrecarrega o corpo, a osteopatia trata!
As técnicas manuais utilizadas pelos fisioterapeutas ajudam a melhorar a movimentação das articulações, aliviam a tensão muscular e melhoram a circulação sanguínea e são indicadas para mulheres grávidas que precisam reduzir os sintomas de dor nas costas e inchaço nas pernas. O tratamento com a osteopatia não oferece riscos, já que o paciente é submetido a uma avaliação antes do início do tratamento e será tratado de acordo com as suas indicações e contra indicações.
A osteopatia é um sistema de tratamento que busca o equilíbrio do seu corpo, encontre um profissional das Clínicas EOM e agende seu horário.
Saiba mais
Publicado em 03 setembro de 2021