Nervo ciático: como aliviar as dores na região

Dores, Para você, Tratamentos

Uma queimação que começa nos glúteos e irradia até a ponta do pé. Se só de ler essa frase você se arrepiou, é bem provável que já tenha tido uma experiência dolorosa com o nervo ciático. A ciatalgia é uma doença muito comum e pode causar transtornos na vida de quem sofre com o problema.

O nervo ciático é o maior do corpo humano. Quando está comprimido, gera uma dor que pode afetar diferentes regiões do corpo, da coluna até a ponta do pé. Cerca de 8% da população mundial sofre com o problema. Os principais sintomas da compressão são: dor ou queimação profunda que vai até a ponta do pé, peso nas pernas e formigamento na região.

Por que o nervo ciático dói?

A dor ciática surge quando o nervo está inflamado, o que normalmente acontece quando existe compressão do nervo ciático, que pode acontecer por conta do envelhecimento natural ou maus hábitos, como ter uma postura incorreta. Como a dor no nervo ciático tende a começar no final da coluna, passando pelos glúteos, parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés, ela pode afetar qualquer ponto de todo este trajeto com intensidades diferentes.

A maioria das pessoas sente o incômodo na região do glúteo e dor somente dor numa perna. Se você já precisou lidar com o nervo ciático inflamado, sabe que o incômodo é maior em um dos lados e podem surgir em forma de pontada, fisgada, ou sensação de calor. É importante perceber a intensidade do sintoma e em quais momentos a dor é maior para encontrar o melhor tratamento para você.

Dica para aliviar a dor no nervo ciático

O alongamento é uma das coisas mais importantes para aliviar a dor no ciático, pois ajuda a relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para que o nervo não fique pressionado. Buscar um fisioterapeuta para entender as causas da compressão é fundamental para evitar que o problema volte a aparecer.

O fisioterapeuta especializado em osteopatia fará uma avaliação completa para identificar o que está causando a desordem nas estruturas do corpo e realizará técnicas manuais para amenizar a dor e evitar que o nervo fique sobrecarregado. Em geral a recuperação se dá no período de 4 a 6 semanas, desde que o paciente colabore seguindo orientações do profissional e insira atividades físicas em sua rotina.

Um dos grandes conflitos da dor no nervo ciático é que ela piora com o tempo. Se você já percebeu que algo não vai bem, o ideal é buscar um fisioterapeuta para identificar o que está gerando a compressão da região e iniciar o tratamento. Em paralelo ao tratamento, mantenha uma vida ativa e alongue-se todos os dias.

Os Fisioterapeutas Osteopatas das Clínicas EOM estão prontos para cuidar da sua dor no nervo ciático.

Agende seu horário

Publicado em 15 setembro de 2021