Trabalha em pé? Essas dicas podem te ajudar a evitar dores!
Se você precisa passar longos períodos em pé, com certeza, já sentiu dores no corpo. Isso acontece porque quando estamos nessa posição, o sangue fica concentrado nas pernas, o que acaba sobrecarregando as articulações. O resultado dessa sobrecarga são as temidas fadiga muscular, cãibras e o cansaço.
Como nem sempre o profissional pode escolher entre ficar sentado ou em pé, o recomendado é que insira em sua rotina boas práticas para minimizar ou eliminar as dores no corpo. Mas, antes de chegar às dicas, vamos falar da coisa mais importante para evitar as dores corporais: a boa postura.
Ás vezes, estamos tão concentrados nas tarefas que esquecemos de nos preocupar com a postura, deixando o corpo tensionado ou mal posicionado. Um profissional que passa muito tempo em pé pode se apoiar em apenas uma perna por muito tempo ou deixar os ombros caídos buscando um descanso. Essa atitude involuntária pesa muito no final do dia!
Ter uma boa postura não está ligado apenas a parte estética do ser humano. Na verdade, ela reflete a funcionalidade e a forma como os músculos se comportam quando estamos realizando algum movimento corporal ou simplesmente parados. Uma má posição pode ocasionar problemas em diferentes áreas do corpo, além de atrapalhar o rendimento do profissional, que pode ficar com seus movimentos comprometidos.
Atitudes que podem melhorar a postura de quem trabalha muito tempo em pé
- Organize seu espaço de forma que você possa apoiar os pés no chão a uma pequena distância um do outro, mantendo-os sempre inteiros no chão.
- Faça uma leve pressão com os pés para baixo e empurre o corpo para cima. Preste atenção em cada parte do seu corpo e organize a postura, formando uma linha imaginária da cabeça aos pés.
- Para ter uma boa postura em pé, mantenha os quadris igualmente equilibrados e seu peito apoiando para frente, deixando os ombros levemente para trás e o queixo paralelo ao chão.
- Se você tem uma jornada de trabalho longa, evite usar salto alto ou calçados de base totalmente reta, pois eles não dão o suporte necessário para sua coluna. Na hora de comprar, faça um teste para conferir a postura que ele permite que você faça.
Como prevenir as dores que podem surgir ao final do dia de trabalho?
Faça alongamentos antes, durante e após o experiente. Ao se alongar, você evita as dores nas costas, pescoços e outras lesões que podem surgir devido a sobrecarga, pois os exercícios ajudam a relaxar os músculos e diminuir a tensão. O alongamento pode ser feito no trabalho mesmo. Reserve 5 minutos para esticar os braços e as pernas, seu corpo irá retribuir diminuindo a fadiga muscular e a sensação de cansaço.
Outra forma de preparar o corpo para longas jornadas em pé é praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer a musculatura corporal. Se você não tem o costume de fazer esportes ou academia, pode experimentar as aulas de pilates. Além de serem prazerosos e melhorarem o condicionamento físicos, os exercícios propostos em uma aula de pilates trabalham o fortalecimento corporal, principalmente da região central do corpo, a flexibilidade e o alívio das dores que surgem depois de muito tempo em pé.
Trabalhar por muitas horas em pé é um desafio para o corpo, mas com alguns cuidados e um bom preparo físico, sua profissão não trará prejuízos para a sua saúde!
Publicado em 26 fevereiro de 2020