Você sabia que muito tempo no celular pode causar dores nos dedos?

Dores, Para você

O celular tem um espaço enorme na vida das pessoas. Mais do que um acessório, o aparelho se tornou uma extensão do nosso corpo. São tanta horas digitando que os dedos começam a dar sinal de exaustão. Sabe aquela dor nas mãos que surge após um longo período teclando? Ela pode ser mais prejudicial a sua saúde do que você imagina.

Assim como você, milhões de brasileiros também não desgrudam do smartphone. De acordo com um estudo realizado em uma parceria da Hootsuite com a We Are Social, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. A média é de nove horas e vinte nove minutos conectados por dia. E esse acesso, claro, em grande parte é feito pelo celular. Com tanto tempo de atividade na ponta dos dedos, tem sido cada vez mais comum encontrar pacientes com doenças provocadas pelo uso excessivo do smartphone, principalmente quando eles usam só o polegar para digitar e navegar.

O excesso de digitação pode causar a dores nas mãos, conhecida como mialgia, também pode ocasionar a artrite, inflamação da articulação do polegar, chegando até a tendinite, que é a inflamação dos tendões do polegar. Existem casos em que o incômodo é tão grande que passa a atrapalhar a rotina de quem sente, prejudicando todas as áreas da vida. 

Para evitar problemas causados pelo uso excessivo você deve reduzir a quantidade de horas com o aparelho. Além disso, evite utilizar o celular para longas jornadas de trabalho e prefira o computador, que é uma opção mais confortável para o seu corpo. Depois de longas horas teclando no smartphone, faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão nos braços, punhos e dedos. 

Caso sinta incômodos nas articulações das mãos, entenda que é hora de deixar o aparelho de lado por alguns minutos. Para amenizar as dores, tire um momento de repouso e tome analgésicos. Se mesmo reduzindo o tempo de uso do celular, as dores persistirem, a terapia manual pode ser uma opção. Exercícios feitos em aulas de pilates contribuem para o alongamento, relaxamento e fortalecimento da área. 

Se mesmo depois de tomar esses cuidados básicos, você continuar sentindo dores nas mãos, é hora de procurar um especialista. Agende um horário em uma unidade das Clínicas EOM e converse com um profissional. Ele fará os exames necessários e indicará o tratamento adequado para você.

Publicado em 06 dezembro de 2019