Entenda porque você deve aliar bons hábitos ao tratamento com o Fisioterapeuta Osteopata
O tratamento osteopático é um dos mais indicados para quem sofre com dores crônicas ou apresenta problemas de saúde causados por disfunções do corpo humano. O fisioterapeuta osteopata realiza um diagnóstico profundo para entender onde está a origem do problema e poder começar cuidar da saúde. Porém, para que os resultados sejam positivos, é importante que o paciente esteja disposto a colaborar!
A osteopatia continua sendo estudada e aprimorada a cada dia, desde sua criação, em 1874, pelo médico Andrew Taylor Still. O tratamento é capaz de lidar com uma infinidade de doenças e pode ser feito em pessoas de diferentes idades. Dos recém-nascidos até os idosos, todo mundo sai ganhando com o raciocínio osteopático!
Ao longo de uma sessão de osteopatia, o fisioterapeuta realiza um diagnóstico profundo para entender onde está a raiz da doença, esse é o principal diferencial, uma vez que muitos profissionais tratam apenas os sintomas. Em vez de se preocupar apenas em eliminar a sua dor, o fisioterapeuta especializado em osteopatia está preocupado em recuperar a sua saúde. Por isso, além das intervenções manuais e exercícios de fortalecimento, ele irá recomendar algumas mudanças na sua rotina e alimentação, caso seja necessário.
4 hábitos que contribuem com o tratamento osteopático
- Rotina de exercícios: atividades físicas e alongamentos
O profissional de osteopatia irá te orientar a respeito das limitações físicas e das atividades mais adequadas. Caso você esteja liberado para fazer exercícios físicos, organize sua rotina para isso. Existem atividades físicas ao ar livre tão eficientes quanto uma aula de musculação e elas podem ser extremamente divertidas e estimulantes. Lembre-se de que é importante se exercitar para manter o corpo saudável, promover o bem-estar e garantir mais qualidade de vida. Você é o principal responsável pela manutenção da sua saúde!
- Dormir bem: ter um sono balanceado
O sono é uma necessidade fisiológica que colabora não só para a saúde como também para o bom desempenho físico. De nada adianta recorrer aos melhores profissionais, se você não mantém uma rotina de sono equilibrada.
Existem estatísticas que afirmam que 16 a 40% das pessoas sofrem de insônia. Esses dados são alarmantes! O período de descanso é quando seu corpo recarrega as energias, libera hormônios que contribuem com a recuperação e te prepara para o próximo dia, ou seja, ele é fundamental. Experimente fazer a higiene do sono, que consiste em evitar a iluminação e as atividades mais agitadas antes de dormir.
- Consumir alimentos mais saudáveis
A filosofia osteopática considera a importância dos hábitos saudáveis para que o corpo seja capaz de se autoregular. Nesse sentido, o que você come tem papel fundamental na sua recuperação. Você não precisa seguir um cardápio muito rígido, pode apenas fazer escolhas conscientes. Evite os alimentos muito gordurosos, como frituras, opte por verduras e legumes, controle a quantidade de sódio e evite embutidos. Fuja dos extremos! Uma vida saudável é sinônimo de equilíbrio.
- Evitar situações de estresse
O mundo moderno nos expõe a situações estressantes o tempo todo. Qual é o resultado disso? As pessoas estão cada vez mais doentes! Nem todo mundo conhece o impacto da saúde emocional nas condições físicas, mas ela pode ser a causa de muitas dores que surgem no dia a dia.
Uma rotina corrida, problemas familiares, preocupações no trabalho ou nos estudos são alguns motivos que causam estresse. O ideal é que você minimize os conflitos sempre que possível e inclua atividades relaxantes para aliviar a tensão. Você pode praticar esportes, meditar ou tirar um tempo para brincar com o animal de estimação. Prevenir o estresse colabora com o sucesso do seu tratamento osteopático, não deixe de preocupar-se com isso.
Sua participação no tratamento é importante para a recuperação. Os estudos mostram que, quando a pessoa é protagonista da sua saúde, os resultados são cada vez mais significativos. Você tem todo o direito de observar as reações do seu corpo e conversar com o fisioterapeuta a respeito das melhores opções de cuidados.
Deseja encontrar um Fisioterapeuta Osteopata para cuidar de você?
Agende um horário nas Clínicas EOM
Publicado em 22 abril de 2021