Tratamento Osteopático: quantas sessões são necessárias para melhorar?
O tratamento osteopático tem sido cada vez mais procurado por pessoas que desejam se livrar das dores físicas. Com apenas algumas sessões, o paciente percebe a melhora na saúde e consegue recuperar a qualidade de vida. Se você tem dúvidas sobre a eficácia e o tempo de duração das sessões de osteopatia, este artigo irá te ajudar.
Como seria reorganizar as estruturas do seu corpo para aliviar as dores sem precisar tomar remédio? Parece uma boa ideia, certo? É isso que a osteopatia faz! A área da fisioterapia envolve conhecimentos profundos do corpo humano e possui uma metodologia própria, que tem como objetivo restabelecer a função das estruturas e sistemas, auxiliando na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre o corpo e mente.
O Fisioterapeuta Osteopata está capacitado para mexer nas articulações, músculos e nervos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade do corpo. Como o tratamento não é invasivo e não apresenta efeitos colaterais, pode ser feito em pessoas de diferentes idades e casos clínicos. Bebês, atletas, idosos ou adultos com problemas posturais podem se beneficiar do tratamento osteopático.
Como funciona o tratamento osteopático?
O primeiro momento da sessão de osteopatia é reservado para o diagnóstico. O profissional conversará com o paciente para entender as queixas, os problemas de saúde pré-existentes, estilo de vida e hábitos alimentares. Alguns testes físicos são realizados para que seja possível identificar disfunções e outras descobertas relacionadas aos sintomas.
Depois do diagnóstico, o fisioterapeuta saberá quais técnicas manipulativas devem ser aplicadas para o caso. Inclusive, um diferencial do tratamento osteopático é que ele não se resume a um protocolo comum. O Osteopata utiliza diferentes movimentos com as mãos, como massagens e alongamentos, para trabalhar os ossos, músculos, ligamentos e nervos para aliviar os incômodos e restaurar a saúde da parte do corpo afetada.
O tempo do tratamento osteopático varia. Em alguns casos, com duas sessões de osteopatia o corpo estará melhor. Em outros, pode ser necessário um acompanhamento mais longo. Isso não significa que um trabalho foi menos eficaz do que outro, mas sim que organismos diferentes respondem de forma diferente. A osteopatia sempre valoriza a individualidade do paciente!
No tratamento osteopático você será cuidado por inteiro. O atendimento é personalizado, por isso, não existe uma regra quanto ao tempo de duração e as técnicas aplicadas. O ideal é buscar um profissional especializado na área para uma avaliação e acompanhamento individualizado.
Seja como for, não há dúvidas de que a osteopatia fará a diferença no alívio das suas dores.
Quer passar por um tratamento osteopático?
Agende seu horário na Clínica EOM mais próxima
Publicado em 17 fevereiro de 2022