Se você foi diagnosticado com bursite no quadril, provavelmente se arrepiou só de ler o título deste artigo. A doença, que pode atingir tanto atletas jovens quanto pessoas com idades avançadas, é bastante comum e causa um incômodo muito forte na região do quadril.
A bursite no quadril é causada por uma inflamação na bursa, um tecido localizado na porção lateral do quadril e que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso do fêmur. Quando está inflamada, ela não é capaz de realizar adequadamente o seu papel e isso gera uma dor extrema na região.
Quando a inflamação está em um estágio mais avançado, a dor na lateral da coxa pode irradiar para a nádega e o joelho. Um dos motivos que fazem a bursite no quadril doer tanto é que, na maioria das vezes, não é apenas ela que está inflamada, mas toda a região ao seu redor, incluindo os tendões e os músculos do glúteo. É por isso que o dor se espalha por uma região tão grande. Sabe a sensação de queimação que desce do quadril para as pernas? Pode ser um sinal de bursite no quadril!
Fatores de riscos para a bursite no quadril
- Contusão da região do quadril causada por uma queda sobre o local ou traumatismo em algum objeto.
- Deitar sobre o quadril ou ficar na mesma posição por muito tempo.
- Sobrecarga mecânica causada pelo excesso de atividade física ou trabalho.
- Consequências de outras doenças como artrite reumatóide, gota, psoríase ou processos infecciosos.
- Cirurgias prévias no quadril ou coluna, que podem mudar a mecânica dos quadris.
- Alterações hormonais.
- Fraqueza do músculo glúteo médio.
- Idade avançada.
Primeiros sintomas da bursite no quadril
A bursite no quadril atinge mais de 150 mil pessoas por ano no Brasil. O maior problema é que muita gente não consegue identificar os primeiros sinais e só descobre quando a dor está muito forte. Por isso, buscar informação é muito importante. Você pode identificar a bursite no quadril no estágio inicial e tratá-la o quanto antes.
Os sintomas iniciais da bursite no quadril incluem dor na parte externa do quadril que se agrava com atividades como ficar em pé, andar, correr ou subir escadas. Outro sinal de alerta é quando a pessoa sente dor na região após passar um certo período deitado, na posição de lado.
Apesar dos sintomas serem facilmente identificados, o ideal é buscar a opinião de um profissional para descobrir o que está acontecendo com seu corpo. Nos atendimentos realizados nas Clínicas EOM, o fisioterapeuta analisa o paciente por meio de anamnese, isto é, perguntas sobre a dor, hábitos da rotina, trabalho e o histórico de vida dos pacientes. Ele também o avalia fisicamente, com palpações no grande trocânter (proeminências ósseas da parte superior do fémur), para pontuar o local de origem da dor e direcionar o tratamento para recuperar a saúde daquela pessoa.
Só quem sente sabe o quando a dor causada pela bursite no quadril é ruim. Se você acha que pode ter o problema, fique tranquilo. Busque ajuda de um fisioterapeuta especializado em osteopatia e lembre-se de que com apenas alguma sessões sua dor pode ser aliviada.
Agende seu horário em uma das unidades das Clínicas EOM agora mesmo. Nossos profissionais estão prontos para te atender!
Publicado em 17 dezembro de 2019