Saúde feminina: a osteopatia é uma aliada!
O corpo feminino é único. A anatomia e os fatores de vida exclusivos das mulheres exigem um tratamento especializado para suas particularidades. O fisioterapeuta precisa ter um preparo específico para promover a saúde das mulheres. É por isso que os mais indicados para cuidar do público feminino são os profissionais especializados em osteopatia, que têm conhecimentos mais integrados e podem atuar além da lesões musculoesqueléticas.
Ao longo de toda a sua vida, as mulheres precisam lidar com algumas questões. Durante a idade fértil, por exemplo, apresentam sintomas menstruais repetidos, que podem incluir dor lombar, desconforto no quadril, distensão abdominal, dores nas pernas, dor de cabeça e nos seios. Podem surgir também inchaços e fragilidade emocional. Para todos esses quadros, a osteopatia é um caminho de alívio!
As técnicas manuais e o raciocínio osteopático podem ajudar mulheres de diferentes idades, aliviando a tensão dos períodos menstruais, promovendo a circulação e mantendo uma boa disposição física. Os profissionais especializados em osteopatia têm um conhecimento profundo sobre a fisiologia e biomecânica feminina, e através de uma abordagem científica e com muita sensibilidade, estão capacitados para colaborar para que as mulheres tenham uma vida mais saudável.
Três benefícios da osteopatia que se destacam na saúde da mulher
- A osteopatia trata as dores crônicas na pelvis
A dor pélvica crônica é caracterizada por uma dor abdominal na área abaixo do umbigo que é constante, podendo durar até seis meses. É uma condição de longo prazo que afeta as mulheres e que tem causas variadas. Entre as principais razões estão o estresse, alterações na região ou problemas com a circulação nos músculos ou em outras estruturas do corpo.
Independente de quais sejam os fatores que ocasionam a dor crônica pélvica, a osteopatia pode resolver esses problemas tão incômodos. A recomendação é que a mulher procure um fisioterapeuta osteopata para que ele possa fazer uma avaliação e recomendar o tratamento mais adequado para amenizar os sintomas.
- Prepara o corpo e alivia dores na gestação
O corpo da mulher passa por processos de mudanças durante a gravidez. Alterações posturais combinadas com mudanças hormonais no corpo, além do peso extra do bebê, podem colocar muita pressão na estrutura corporal, causando incômodos e momentos de tensão.
O tratamento osteopático desempenha um papel vital no alívio da dor e do desconforto, porque ameniza essas alterações que ocorrem durante a gravidez. As técnicas osteopáticas também ajudam no preparo do corpo para o parto, que tende a ser menos doloroso e mais gratificante.
- Promove uma melhor recuperação pós-parto
É natural que o corpo precise se ajustar às modificações anatômicas e fisiológicas que acontecem após o nascimento do bebê. O tratamento osteopático apresenta índices de recuperação consideráveis, que impactam na qualidade de vida da mãe e da criança. Afinal, se a mulher está fortalecida e em suas qualidade funcionais, a relação com a família fica muito mais saudável. A mamãe precisa estar bem para cuidar bem – sabemos disso e recomendamos a osteopatia!
A natureza feminina tem suas características próprias, isso a torna especial, mas também exige que os profissionais dedicados a trabalhar com a saúde da mulher estejam mais preparados. Quando for escolher um fisioterapeuta para cuidar de você, preste atenção se ele possui conhecimentos em osteopatia. Promover a saúde é muito mais do que curar doenças e esses profissionais sabem disso!
Publicado em 28 maio de 2021