Cinco sinais de que a saúde do seu pé não vai bem

Dores, Para você

Você sabia que cuidar da saúde do pé é cuidar de uma das partes mais importantes do seu corpo? Ele é responsável pelo equilíbrio, pela boa postura e também pelos principais movimentos que você realiza. São seus pés que te permitem ir e vir, mas para que ele continue exercendo essa função corretamente, é importante que esteja saudável e sempre em movimento. 

Pense por um segundo: você tem dado atenção para a saúde do seu pé? 

As pessoas costumam ignorar os sintomas que surgem na parte inferior do corpo, mas ainda sim, os pés não deixam de sinalizar a existência das lesões por meio de incômodos, sensação de queimação e fisgadas. Entre as doenças que mais atingem a área dos pés estão: neuromas, calosidades, dores no calcanhar, tendinites e fraturas de estresse. O que todas têm em comum é o fato de apresentarem sinais que evoluem conforme o grau de estágio da doença. Quando o tratamento adequado não é feito, a saúde do pé fica cada vez mais prejudicada e os quadros podem ser agravados.

Sintomas que surgem na região dos pés e podem ter ligação com problemas mais sérios 

Dores na sola do pé

Sentir dor ao dar os primeiros passos da manhã é um sinal característico da fascite plantar. Essa patologia costuma atingir corredores ou pessoas que ficam em pé durante muitas horas ao longo do dia. 

Os incômodos começam quase imperceptíveis e avançam até chegar ao ponto de atrapalhar as atividades básicas da rotina. Para evitar a aparição da fascite plantar, o ideal é alongar-se corretamente antes de dormir, ao acordar e, caso a dor permaneça, um profissional deve ser procurado para seguir com o tratamento adequado. 

Inchaço nos dedos 

O edema nos pés pode ser consequência de muitas horas tempo em pé, altas temperaturas ou má alimentação. Porém, se o inchaço estiver localizado em áreas específicas, como o dedão, pode ser sinal de doenças mais sérias, como a gota – acúmulo de cristais de ácido úrico nas juntas. 

É preciso observar atentamente quais os momentos em que o pé apresenta o inchaço, o tempo de duração e se ele vem acompanhado de dores ou sensação de queimação. Para prevenir, pratique atividades físicas regularmente e evite o uso de sapatos desconfortáveis durante um longo período. 

Espasmos e cãibras

Sentir uma fisgada no pé ou na panturrilha pode indicar uma deficiência no corpo, associada à desidratação, insuficiência de oxigênio nos músculos, falta de nutrientes, eletrólitos ou má circulação. Além do mais, a falta de alongamento, os esforços excessivos e o uso de sapatos inadequados também podem causar espasmos e cãibras, que podem evoluir para doenças mais sérias. 

A prevenção e o tratamento para estes casos baseiam-se na reeducação dos hábitos e também com a prática de exercícios de fortalecimento e alongamento, indicado por fisioterapeutas para melhorar a saúde do pé

Sensação de “agulhada”

A dor semelhante a agulhada ao colocar o pé no chão é causada pela calcificação, isso é, o acúmulo de sais de cálcio nos tecidos moles, como as artérias, cartilagens e válvulas cardíacas.

Essa dor é causada, principalmente, pelo excesso de peso e pelo uso de sapatos inadequados para atividades físicas. Portanto, o ideal é reavaliar os acessórios utilizados e investir em atividades de alongamento e fortalecimento da região, como o pilates. 

Se os seu pés estão sinalizando que algo não anda bem, busque imediatamente ajuda médica, para evitar que o problema seja maior. Após o diagnóstico completo, o fisioterapeuta irá sugerir exercícios de fortalecimento dos músculos do pé, treino do movimento para melhor amortecimento de impacto, alongamento e uso de bandagens e palmilhas. 

Dê um passo em busca da melhor qualidade de vida. 

Agende sua consulta na Clínica EOM mais próxima e cuide da saúde do pé! 

Publicado em 13 janeiro de 2020