Cuidados importantes para evitar lesões na hora de fazer exercícios físicos em casa
Praticar exercícios físicos em casa é uma opção mais prática para quem não tem tempo de ir para a academia ou prefere a privacidade da residência. Treinar sozinho é também mais econômico, pois existem muitos canais no Youtube, aplicativos e acessórios que facilitam a prática individual. Porém, a falta do acompanhamento profissional aumenta as chances de lesões por conta de movimentos errados, por isso, é preciso estar atento aos sinais e limites do corpo.
De que forma os exercícios físicos feitos em casa contribuem para a saúde?
As atividades físicas fortalecem o sistema imunológico, fator importante para manter o corpo livre de doenças. Elas também ajudam a reduzir a gordura corporal, melhorar a postura, o alongamento e a disposição.
Uma das vantagens de treinar em casa é a liberdade para escolher o exercício que mais agrada. As opções variam entre corda, caminhada, yoga, treinamento funcional, além de uma infinidade de modalidades. Independente da escolha, é importante tomar cuidado para evitar lesões. Afinal, é complicado treinar com dores e com algum machucado, não é mesmo?
Passar por um profissional antes de começar a rotina de exercícios físicos em casa é fundamental para verificar se não há algum tipo de restrição. Um fisioterapeuta poderá fazer uma avaliação física para investigar suas limitações e caso existam dores, por exemplo, na região lombar, ele indicará os exercícios que devem ser evitados.
Para evitar lesões durante a prática de exercícios físicos em casa:
- Use trajes e acessórios corretos
Usar a roupa adequada permite que você tenha mobilidade e conforto na execução dos exercícios. Prefira calças ou bermudas feitas para ginástica e camisetas que facilitem a transpiração. O tênis também deve ser escolhido com muito cuidado, pois deve ser capaz de amortecer e estabilizar o corpo.
Quem treina em casa com regularidade pode investir em colchonetes, halteres, caneleiras e cordas para potencializar os resultados. Alguns aparelhos devem ser adequados para as medidas e altura do corpo, então, conte com a orientação de um profissional na hora de comprar.
- Não extrapole o limite do seu corpo
Fazer exercícios físicos em casa não é a mesma coisa de treinar sem regras. Perceber os sinais que o corpo dá e identificar de onde vem a dor é algo que deve estar no seu radar o tempo todo, principalmente porque não terá um profissional por perto. Sentiu incômodo ao realizar um movimento? Não force mais! Se foi uma contração, pare para alongar por uns minutos. Se a dor persistir, não faça mais o movimento e converse com o fisioterapeuta na próxima consulta. Ele fará uma análise da situação e indicará o tratamento, caso seja algo mais grave.
- Beba bastante água
A dica mais comum é também a mais importante. Manter-se hidratado ajuda a manter os nutrientes na corrente sanguínea durante o exercício físico e recarrega as energias do corpo. Deixe uma garrafa com água sempre por perto e dê um gole cada vez que parar para recuperar o fôlego.
- Reserve um tempo para o alongamento
Preparar o corpo com aquecimentos faz com que a musculatura seja estimulada, diminuindo o risco de lesões. O alongamento após o treino também não deve ser dispensado, pois ajuda os tecidos musculares a relaxarem e a recuperarem forças para os próximos movimentos. Cinco minutos antes e após os exercícios já são suficientes.
- Varie os exercícios e respeite os dias de descanso
A longo prazo, a sobrecarga de exercícios pode ser muito prejudicial para o corpo, que precisa de descanso não só para evitar lesões, mas também para crescer em massa muscular. Tenha pelo menos um dia de descanso na semana, sem nenhum exercício. Além disso, procure variar as atividades e os músculos trabalhados a cada dia, assim eles poderão se recuperar para o novo esforço.
A ideia de praticar exercícios físicos em casa é encontrar a melhor forma de cuidar da saúde corporal, manter a qualidade de vida e sentir prazer. Com as devidas precauções, o momento será prazeroso e benéfico para você. Sendo assim, não esqueça de buscar orientação profissional antes de começar qualquer exercício e organize sua rotina para se movimentar. Sua saúde agradece!
Vai começar a se exercitar em casa?
Fale com um fisioterapeuta da Clínica EOM!
Publicado em 02 abril de 2020