Como o tratamento osteopático beneficia o funcionamento fisiológico do corpo

Dicas de saúde, Tratamentos

O funcionamento fisiológico do corpo envolve os principais processos que se passam no interior do organismo humano. Um dos benefícios percebidos na osteopatia é a melhora dessas funções e o aumento na qualidade de vida dos pacientes. É por isso que cada vez mais pessoas estão buscando por esse atendimento nas clínicas de fisioterapia.

Você sabe o que é osteopatia?

A osteopatia é focada na saúde integral do corpo humano. Ela tem como princípio uma avaliação minuciosa, que considera as queixas do paciente, os sintomas físicos e a interpretação dos sintomas para que o tratamento adequado seja aplicado com o objetivo de restabelecer a função das estruturas do corpo.

O fisioterapeuta especializado em osteopatia está preparado para realizar exames palpatórios para identificar as disfunções estruturais, viscerais e cranianas, e com isso, escolher a melhor técnica a ser utilizada para tratar cada paciente. Além disso, como tem bastante conhecimento sobre doenças psicossomáticas, ou seja, aquelas com origem emocional, o profissional pode identificar quando uma dor não tem causa física.

Para os casos em que a doença não é causada diretamente por uma lesão, como as queixas comuns nos consultórios especializados em saúde da mulher ou as patologias com origem no sistema nervoso, a osteopatia é um tratamento muito eficaz!

O tratamento osteopático influencia na fisiologia do organismo, uma vez que o profissional pode tratar o paciente em sua particularidade, permitindo um movimento em direção ao nível de função que é o ideal para cada indivíduo naquele momento de vida. Isso acontece porque a osteopatia atua na integração da dinâmica dos tecidos articulares, nervosos, fasciais e vasculares. Aliás, é isso que diferencia o trabalho do fisioterapeuta osteopata: ele pode tratar além das lesões musculoesqueléticas.

Como a osteopatia tem foco na restauração da mobilidade das diferentes estruturas do organismo, ela possibilita uma relação harmoniosa entre todos os sistemas corporais. A abordagem é holística e o tratamento é personalizado de acordo com as necessidades do paciente. De maneira geral, o tratamento osteopático contribui para a saúde de recém nascidos, crianças, gestantes, adultos e até em idosos com as mais variadas condições de saúde.

Manter o bom funcionamento fisiológico do corpo é importante para ter uma vida saudável e livre de doenças. Se você tem sentido que algo não vai bem com a sua saúde, não deixe de procurar um Fisioterapeuta Osteopata. Ele irá te avaliar e passar orientações sobre o melhor tratamento.

Quer encontrar um Fisioterapeuta Osteopata perto de você?

Fale com a equipe das Clínicas EOM

Publicado em 19 janeiro de 2021