Você sente dores no trapézio com frequência? Um fisioterapeuta pode te ajudar!

Sem categoria

Sabe qual é um dos sintomas mais presentes nos atendimentos das Clínicas EOM? Os incômodos na região do pescoço e dos braços. Normalmente, as dores no trapézio vêm acompanhadas de outras queixas que nem sempre têm origem no mesmo local, por isso, a avaliação do fisioterapeuta é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequado. 

O trapézio é o músculo responsável pela sustentação dos braços, dos ombros e é fundamental para o alinhamento e estabilidade do corpo. Ele permite que a a gente realize os movimentos básicos no dia a dia, como levantar e abaixar os braços. Por ser uma região do corpo que é responsável por diferentes funções, é comum que haja uma sobrecarga, o que pode causar dor e rigidez. 

Existem casos em que as dores de cabeça ou na coluna têm origem no trapézio. Além disso, um dos problemas mais comuns envolve o trapézio é a trapezalgia, que consiste no aumento da tensão muscular do músculo trapézio ou inflamação da musculatura de origem interescapular. Seja qual for o sintoma, o fisioterapeuta deverá mapear as queixas e sugerir o tratamento adequado para o paciente. 

O que pode causar dores no trapézio?

O incômodo na região dos ombros pode ser sinal de que a região está sobrecarregada. Isso pode acontecer pelo excesso de uso da musculatura da região, desequilíbrios viscerais, compressões do disco intervertebral e compressão dos nervos espinais, muitas vezes causados por fatores emocionais ou má alimentação.

Na maioria dos casos, os sintomas começam leve e vão se agravando até que o movimento dos braços e do pescoço estejam comprometidos. O ideal é buscar ajuda profissional logo nos primeiros sintomas, para evitar o avanço do problema.

O tratamento para dores no trapézio pode ser feito por um fisioterapeuta 

A orientação sobre o tratamento adequado será passada após a avaliação. É fundamental que o fisioterapeuta realize testes físicos e uma boa anamnese para identificar a origem do problema. Profissionais especializados em osteopatia, por exemplo, podem identificar que a causa das dores vai muito além das questões físicas e orientar um tratamento diversificado.

O tratamento com o fisioterapeuta poderá incluir técnicas de liberação miofascial para corrigir as disfunções restritivas mecânicas, manipulações das vértebras correspondentes, elementos de reeducação muscular e liberação de restrições viscerais. O objetivo é sempre aliviar os sintomas e reorganizar as estruturas para que a dor não volte a incomodar. 

Se você tem sentido dores no trapézio com frequência, procure um fisioterapeuta osteopata. A osteopatia possui uma abordagem que relaciona o corpo como um todo e atua nas causas do problema, dessa forma, as chances do problema ser resolvido por completo são maiores!

Quer encontrar um profissional de osteopatia pertinho de você?

Encontre a unidade das Clínicas EOM mais próxima! 

Publicado em 12 janeiro de 2021