Home office na quarentena: como evitar dores ligadas a má postura?

Dicas de saúde, Dores, Para você

Se de repente você precisou começar a trabalhar em casa, é bem provável que não tenha um local reservado só para isso. E as consequências de passar o dia todo em uma posição inadequada aparecem em formas de dores pelo corpo, principalmente na cabeça, ombros, pescoço e lombar. Já percebeu como esses incômodos te deixam mais cansado, ansioso e estressado no final do dia?

Não sair de casa para ir até a empresa pode nos tornar mais sedentários e potencializar as dores causadas pela má postura. Ficar muito imóvel também prejudica a saúde da nossa coluna, assim como hábitos e estilo de vida. Uma tarde de trabalho na posição errada já é o suficiente para trazer problemas como torcicolo, dores no cotovelo e incômodos na lombar. E quem não tem o hábito de se exercitar sofre ainda mais, pois além de causarem dores, esses sintomas também atrapalham a produtividade do trabalhador. Ou seja? É melhor evitar! 

Quais são as dores mais comuns após um longo dia de trabalho em casa? 

A pesquisa Global Pain Index 2018 mostrou que 95% dos brasileiros sentem dores todos os dias e as mais comuns estão localizadas nas costas, lombar e pescoço. Entre as principais causas estão a falta de exercícios físicos e a má postura – fatores que se intensificam quando a pessoa passa mais tempo dentro de casa. Para não entrar nessa estatística por conta do home office, você deve adaptar o local de trabalho para conseguir o máximo de conforto possível.

Como evitar dores no corpo após um dia de home office  

  • Preste atenção na altura da tela do computador

O ideal é que cabeça esteja sempre apontada para o horizonte, e nunca para baixo, pois isso pode causar dores no pescoço. Se você não tem o suporte para o notebook, não custa nada improvisar com uma caixa de sapato ou alguns livros para manter o computador na altura dos olhos.

Evite trabalhar na cama ou sentada no chão

Além de atrapalhar a produtividade, ficar na cama pode te colocar em uma má posição, já que é difícil manter a coluna ereta e os braços esticados. O chão também não é indicado, pois o desconforto pode sobrecarregar a coluna. No final do dia, sua lombar sofrerá com as consequências.

Tenha um apoio para o punho

Preste atenção se o seu punho está em uma posição neutra, isso é, nem muito esticado e nem muito retraído. Essa postura ajuda a evitar dores nas mãos e no cotovelo. O mesmo vale para o teclado, que deve ser utilizado apenas pelo tempo necessário e não deve causar dores nas mãos. 

Não esqueça das pausas quando estiver trabalhando em casa! 

Quando você está trabalhando na empresa, faz uma pausa para tomar um cafezinho, certo? Não deixe de fazer isso em casa. As interrupções de 15 minutos são essenciais para espantar as dores do corpo. Se possível, a cada duas horas, levante, alongue os braços e as pernas e aproveite para tomar uma água. Esse hábito fará bem para o corpo e para a mente.

Se você já estiver sentindo dores, busque fortalecer o corpo. Aproveite o tempo livre para se exercitar e trabalhar os músculos do tronco, que são essenciais para a boa postura. É importante também procurar treinos direcionados para a região da sua dor, principalmente os alongamentos, que são poderosos para amenizar os sintomas. 

Os exercícios combatem o tempo ocioso em casa e as longas horas que passamos sentados em posições nada confortáveis, mas eles devem ser feitos com cautela. Caso causem dor, interrompa-os imediatamente e se as dores persistirem você deverá procurar um fisioterapeuta assim que for possível.

O home office é uma novidade para muitas pessoas, mas quando feito com as devidas precauções, é um aliado na busca pela vida mais saudável. Otimize seu tempo, pratique exercícios físicos e trabalha melhor! 

Quer continuar lendo artigos sobre como cuidar da sua saúde?

Acompanhe as redes sociais das Clínicas EOM

Publicado em 14 abril de 2020