Saiba quais são as 5 causas mais comuns de dores no corpo

Dores, Para você

Quem nunca sentiu dores no corpo que surgem de repente e prejudicam a qualidade de vida? Muitas vezes, elas estão relacionadas a hábitos que passam despercebidos na rotina ou em sintomas que já estavam ali, mas que nunca foram observados.

As dores no corpo podem ser o reflexo de diferentes problemas na saúde. Elas podem ser originadas por uma simples gripe até um estado de estresse muito grande, por isso, é fundamental observar se estão acompanhadas por outros sinais e sintomas, como febre, dor de cabeça, tosse ou rigidez das articulações. O seu corpo vai apresentando sinais ao longo dos dias, basta que você esteja atento para percebê-los! 

Caso sejam identificados outros sinais e sintomas além das dores no corpo, é importante que você procure ajuda com um profissional da saúde, para que ele identifique a causa do problema. Após o diagnóstico completo, que inclui a anamnese, exames clínicos e testes físicos, o profissional poderá identificar a causa da dor e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Principais causas de dores no corpo 

  • Dormir de maneira inadequada 

Passar a noite em uma posição inadequada pode desencadear dores no corpo no dia seguinte. Os incômodos surgem por conta da sobrecarga nas articulações, principalmente na coluna, e pelas consequências de uma noite mal dormida. Você sabia que algumas dores surgem porque você não teve tempo suficiente para descansar e renovar a energia necessária para funcionar bem? Cuide do seu sono, ele é mais importante do que você imagina! 

  • Gripe ou resfriado

Quando as dores no corpo são causadas por gripes ou resfriados, elas costumam vir acompanhadas de sensação de peso no corpo, mal estar, dor de cabeça e febre. Você deve se lembrar de como é estar gripado, parece que o corpo dói em todos os locais! 

  • Exercícios físicos

A prática de atividade físicas é uma das causas mais comuns das dores no corpo, principalmente para as pessoas sedentárias que retomam os exercícios ou atletas que intensificaram a rotina de treinos. Quando a dor é muscular, a melhor opção é esperar o corpo retornar ao seu estado completo de saúde, porém, quando os sintomas persistem por muito tempo, é importante procurar um fisioterapeuta para entender se houve alguma lesão durante a prática. 

  • Inflamações 

As dores no corpo que estão localizadas principalmente nas articulações podem ser um indício de inflamações. Entre os problemas mais comuns podemos destacar a artrite, fibromialgia, além das doenças psicossomáticas, que são as doenças com origens emocionais.  

Existem tratamentos e medicações que possibilitam que a doença fique inativa e o paciente tenha qualidade de vida, mas para chegar a esse estágio, é importante que o profissional da saúde faça o acompanhamento, considere as características do paciente e analise sua resposta imunológica.

Suas dores no corpo não passam? É hora de procurar um fisioterapeuta! 

Se as duas dores no corpo duram mais de 3 dias e são acompanhadas por sintomas como febre, dificuldade para realizar tarefas que você já está acostumado, perda de peso sem causa aparente e dificuldade para respirar, o recomendado é que você busque um diagnóstico. Um fisioterapeuta osteopata está capacitado para te ajudar a recuperar a saúde! 

Não se esqueça de que apenas o profissional da saúde pode diagnosticar suas dores no corpo. Aproveite a consulta para contar quando a dor fica mais forte, quanto tempo dura, se queima ou formiga e fale também se é localizada ou irradiada para outra região. Com essas informações em mãos, o profissional poderá indicar o tratamento mais efetivo. 

Tem sentido dores no corpo com frequência? Deixe um dos fisioterapeutas especializados em osteopatia das Clínicas EOM cuidar de você! 

Agende uma consulta 

Publicado em 19 novembro de 2020