A famosa “dor nas juntas” chega aos poucos e vai aumentando na medida em que não recebe os devidos cuidados. Na maioria das vezes, o incômodo não é sinal de um problema grave, mas é importante que o fisioterapeuta faça uma análise para te orientar quanto ao tratamento mais adequado, para evitar que ela se intensifique.
As dores articulares podem ser sentidas em apenas uma articulação do corpo ou em várias ao mesmo tempo. Isso acontece porque a articulação é a região de união entre dois ou mais ossos, que é constituída por tecido fibroso, cartilagem, líquido sinovial e bolsa articular. Há três tipos de articulação: imóvel, semimóvel e móvel.
Normalmente, as dores acontecem nas articulações móveis, como ombro, anca, joelho, tornozelo, punho e articulações dos dedos, que têm a função de permitir a mobilidade e flexão entre os segmentos do corpo. Como elas se movimentam o tempo todo, é comum que surjam problemas e dores no local.
Principais causas para as dores nas articulações
As dores na articulações podem ser um sinal de problemas mais sérios como artrite ou tendinite, por exemplo, que precisam ser avaliadas por um ortopedista ou fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado.
Entre as razões mais comuns para os sintomas estão:
- Artrite: essa é uma das causas mais comuns para as tão temidas dores nas juntas. Ela pode acontecer por conta do excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, que pode ocasionar dores intensas e dificuldades para realizar movimentos com a articulação afetada.
- Tendinite: Na maioria das vezes, a tendinite está relacionada com a realização de movimentos repetitivos. Ela corresponde à inflamação do tendão, que é a estrutura que liga os músculos aos ossos, e causa dor, dificuldade de movimentar o membro afetado, além de inchaço e vermelhidão local.
- Gota: a doença inflamatória é causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que acaba sendo acumulado nas articulações e leva ao surgimento de sintomas como dor nas articulações, inchaço e vermelhidão local. Quando a região está inflamada, existe uma dor muito grande e que prejudica as atividades diárias.
As dores nas articulações e ossos podem ter vários motivos, indo muito além das principais doenças citadas. É importante avaliar a frequência dos sintomas e se eles aparecem em situações específicas. Como as articulações estão ligadas a diversos outros tecidos, essa dor sentida pode ser proveniente de outras estruturas, como músculos ou tendões.
Saiba como aliviar as dores nas articulações
Algumas estratégias simples como fazer alongamentos, usar compressa de água quente ou fazer uma alimentação anti-inflamatória podem ajudar a prevenir ou reduzir as dores nas articulações.
Se a dor nas articulações for muito intensa, demorar mais de 1 mês para desaparecer ou causar algum tipo de deformação é muito importante consultar um profissional da saúde para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Por exemplo, o tratamento com um fisioterapeuta é indicado para aliviar as dores e recuperar a saúde física.
A melhor maneira de evitar as dores nas articulações é levando uma vida ativa. Pratique exercícios de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação com frequência e mantenha uma alimentação saudável, priorizando os alimentos antiinflamatórios.
As dores nas articulações são mais comuns do que você imagina, mas isso não significa que devem ser banalizadas. Procure um fisioterapeuta especializado em osteopatia e passe por uma avaliação completa. Ele irá oferecer um diagnóstico preciso e sugerir o melhor tratamento para amenizar os sintomas e recuperar a saúde integral. Viver sem dores é o jeito mais prazeroso de levar a vida!
Quer saber mais?
Conheça os fisioterapeutas das Clínicas EOM!
Publicado em 17 agosto de 2021