Movimento é saúde: como se movimentar mais no dia a dia
Grande parte da população passa o dia inteiro sentada na frente do computador e usa o tempo livre para navegar na internet pelo celular. Você já se perguntou qual é a consequência disso para o corpo? Sem dúvidas, ele sente o impacto.
A falta de movimento durante o dia prejudica a postura e o funcionamento dos órgão de maneira geral. A boa notícia é que, de acordo com fisioterapeutas, é possível evitar problemas: basta prestar atenção nos sinais e se mexer mais!
O Dr. Still, criador da osteopatia, um método de tratamento que utiliza técnicas manuais para recuperar a saúde, disse que “A vida é a matéria em movimento” e que “a ausência de movimento não é propício para a vida ou a saúde”. Manter corpo ativo, seja com a prática de exercícios físicos regulares ou com simples atitudes no dia a dia, pode salvar sua qualidade de vida e prevenir dores. Você não precisa virar um atleta para ser mais saudável, pequenos ajustes na rotina já fazem a diferença.
Lembre-se: começar a se cuidar do jeito que puder é melhor do que ficar parado.
2 coisas simples que vão te ajudar a se movimentar mais ao longo do dia
- Faça alongamentos
Esticar os braços, as pernas e movimentar o pescoço de um lado para o outro algumas vezes faz mais pela sua saúde do que você imagina. Passar horas na mesma posição pode gerar uma série de dores nas costas, principalmente na região lombar. O ideal é que você reserve uns cinco minutos no período da manhã para fazer alongamentos e repita os movimentos à tarde.
- Sempre que puder, vá de escadas e ande a pé!
Quando tiver que escolher entre o elevador e os degraus, pense que a escada é uma forma de você colocar seu corpo em movimento sem exigir muito tempo do seu dia. Subir alguns lances de escadas é um belo exercício para colocar pernas e bumbum para trabalhar. Outra opção é deixar o carro em casa sempre que for em locais próximos. Uma caminhada de 15 ou 20 minutos é poderosa. Você se esforça para se mexer e seu corpo agradece! Não precisa fazer isso ao voltar do mercado carregando sacolas, tá?
Ir ao fisioterapeuta com frequência faz a diferença!
A falta de movimento pode desencadear incômodos em diferentes regiões do corpo. Muitas vezes, aquela dor de cabeça que parece não ter explicação é consequência de uma sobrecarga na coluna. Imagine como a região é exigida quando você passa o dia inteiro sentado? Ir ao fisioterapeuta com frequência te ajudará a prevenir dores e lesões surgem com o passar do tempo.
Sua saúde física está diretamente ligada aos estímulos que você dá para o corpo. Desde o funcionamento dos órgãos, até a melhora das funções cognitivas e mentais, tudo é beneficiado com atividades físicas. Você não irá se arrepender de ser uma pessoa mais ativa e saudável.
Conte com os profissionais da Clínica EOM para te acompanhar na busca pela qualidade de vida.
Quer encontrar um Fisioterapeuta Osteopata perto de você?
Publicado em 03 fevereiro de 2022