Coluna travada? Saiba o que fazer quando isso acontece
Seja qual for o seu estilo de vida, profissão ou idade, ter a coluna travada é um problema extremamente incômodo e prejudicial. Quem vive com a coluna travada sabe que isso pode acontecer de um dia para o outro. Por isso, o melhor remédio é a prevenção combinada com os tratamentos manuais, como a osteopatia – que ajuda a prevenir e amenizar as queixas.
Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que as dores nas costas são mais comuns do que podemos imaginar. Cerca de 80% da população mundial, em algum momento da vida, sofrerá com o problema, que já atinge milhares de pessoas e é uma das principais causas de incapacidade entre jovens e adultos. Se você ainda não sofre com esse desconforto, é melhor começar a se cuidar o quanto antes. Afinal, ninguém merece sentir dor!
Quais são as causas?
A coluna travada pode ter causas diferentes. Em algumas pessoas, pode ser resultado da falta de acompanhamento dos problemas já existentes, como hérnia de disco ou lombalgia, que aumentam os riscos de travamento. Nessas situações, o cuidado deve ser redobrado.
Os maus hábitos também são os grandes vilões. Se você fica sentado na mesma posição por um longo período, por exemplo, na frente do computador, as chances de sofrer com dores na coluna por conta da sobrecarga são grandes. Já escutou alguém falar que “ficou travado” depois de fazer um esforço muito grande? É o que acontece quando a coluna recebe mais carga do que pode aguentar.
Outros costumes também podem levar ao travamento da coluna, entre eles: postura inadequada e fatores como obesidade, sedentarismo, idade avançada ou tabagismo. De maneira geral, existem muitas razões que contribuem para o desenvolvimento desse quadro. O ideal é buscar o atendimento de um fisioterapeuta para entender o que está acontecendo com sua saúde e iniciar o tratamento adequado.
Os principais sintomas de problemas na coluna são:
- Queimação nas costas e na região.
- Sensação de choque.
- Dificuldade de ficar de pé ou permanecer sentado por muito tempo
- Irradiação da dor para outras partes do corpo, principalmente para as pernas
A osteopatia é um tratamento com ótimos resultados para prevenir e aliviar dores na coluna
Já imaginou destravar a coluna e aliviar as dores sem precisar de remédios? É isso que a osteopatia te permite fazer. Esse é um método de tratamento em que o fisioterapeuta utiliza técnicas manuais para promover a recuperação da saúde sem o uso de remédios. Ao longo do atendimento, o profissional fará a estimulação manual dos tecidos corporais, com técnicas específicas, que incluem massagens e outros exercícios para aumentar a capacidade de recuperação do organismo de forma natural.
A principal vantagem de tratar a coluna travada com osteopatia é que você lidará com o que está causando o problema, em vez de apenas aliviar os sintomas. O resultado? É bem provável que o problema não volte a acontecer.
Se a sua coluna trava com frequência, procure um fisioterapeuta especializado em osteopatia. Ele irá amenizar o desconforto e ajudar nesse processo de destravamento por meio de técnicas específicas. O profissional também te ajudará a fortalecer a musculatura vertebral e promover a harmonia corporal, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio do organismo e prevenir novas dores.
Aposte na osteopatia para prevenir problemas de saúde!
Os profissionais das Clínicas EOM estão prontos para cuidar de você
Publicado em 30 novembro de 2021