Perda de força muscular e dor em idosos: como a fisioterapia ajuda nesta fase

Para profissionais, Para você, Terceira Idade

O tempo passa e o corpo muda. Esse é o processo natural da vida, mas se não podemos ir contra ele, como tornar o envelhecimento mais saudável? A fisioterapia, aliada a bons hábitos, é a resposta. O impacto da sarcopenia, processo natural e progressivo de diminuição dos nossos músculos, pode ser amenizado com a ajuda de um fisioterapeuta bem preparado..

Você sabia que o corpo humano é feito de ciclos? O máximo do vigor muscular normalmente é atingido antes dos 30 anos. Depois dessa idade, a redução espontânea de massa muscular e da densidade óssea começam. Com o avançar da idade, o organismo produz menos hormônios essenciais para a manutenção dos músculos, como é o caso da testosterona. Isso explica porque as pessoas que têm entre 70 anos apresentam mais problemas relacionados à postura e os ossos. 

Apesar de ser inevitável, envelhecer não quer dizer que você perderá todos os seus músculos. Isso dependerá muito de como foi sua vida quando jovem e adulto. Por exemplo, para quem sempre foi sedentário e se alimentou mal, os impactos negativos serão maiores. Por isso, a primeira recomendação para envelhecer sem dores é: seja ativo. Um fisioterapeuta pode te acompanhar na busca por uma rotina saudável sem sobrecarregar o corpo.  

A fisioterapia prepara o corpo para o envelhecimento saudável

O tratamento de fisioterapia traz benefícios em diferentes fases da vida, mas nos idosos o trabalho é ainda mais importante. O principal objetivo é garantir o bem-estar e a qualidade de vida, já que o processo de envelhecimento traz mudanças e nem sempre é fácil se adaptar a elas. Com todos os conhecimentos do corpo humano, o fisioterapeuta realizará um diagnóstico preciso e elaborará um plano de cuidados personalizado. 

A fisioterapia na terceira idade é uma maneira de evitar a perda muscular e as dores. Ela promove mais autonomia, fortalecendo o corpo e trabalhando para melhorar a coordenação, o equilíbrio e ajuda a diminuir o incômodo causado pelas dores.

Entre os principais benefícios do tratamento estão: 

  • Melhora o equilíbrio
  • Auxilia na coordenação motora
  • Recupera a flexibilidade
  • Fortalecimento muscular
  • Redução de dores
  • Prevenção de lesões 

Além do acompanhamento com o fisioterapeuta, é importante que hábitos saudáveis sejam incorporados à rotina. Atividades físicas que desenvolvem força e resistência são consideradas as melhores para amenizar a perda de força muscular. Ter uma alimentação rica em proteínas também fará a diferença! 

A perda de tônus muscular e o aparecimento de dores com a idade é natural, mas você não precisa se assustar com isso. Vale a pena procurar um fisioterapeuta para montar um plano de acompanhamento personalizado, incluindo as limitações e dificuldades identificadas, para que o envelhecimento aconteça da melhor forma possível. 

Quer ser tratado pelos melhores fisioterapeutas do mercado?

Agende seu horário na Clínica EOM

Publicado em 21 janeiro de 2022