Atitudes saudáveis para você perder peso sem prejudicar a saúde física

Sem categoria

Emagrecer é um desejo de grande parte dos brasileiros. Desviando das questões estéticas, a manutenção do peso é fundamental para prevenir doenças e melhorar o bem-estar. Se você sente que precisa prestar mais atenção aos excessos e cuidados com a saúde, este artigo irá te ajudar!

Caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde nos dias atuais e está cada vez mais presente na sociedade. Os problemas relacionados ao sobrepeso prejudicam a qualidade de vida e favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares, por isso, muitas pessoas estão buscando um estilo de vida livre dos exageros. Se você está entre elas, saiba que apostar na restrição da quantidade de calorias que consome para acelerar o processo vai contra o caminho da saúde. 

Mais importante do que ser magro é estar saudável. Combinar a alimentação equilibrada com uma rotina de atividades físicas é o jeito mais inteligente de perder peso. Mas, atenção: jamais comece a fazer exercícios sem procurar um fisioterapeuta, principalmente se você já sentir dores ou tiver problemas de saúde. Leia o artigo até o final para ver as dicas que trouxemos para te ajudar a ter uma vida com mais disposição e bem-estar. 

Dicas que vão te ajudar a perder peso com saúde: 

1. Faça exercícios físicos com frequência: você sabia que o aumento do gasto energético não acontece apenas durante o momento em que o exercício está sendo feito? Seu corpo permanece no ritmo de queima calórica por mais alguns dias após o exercício físico. Por isso, o recomendado é que você esteja sempre em movimento. 

Estudos mostram que para prevenir o ganho e favorecer a manutenção de peso, realizar cerca de 4 horas semanais de atividade física de intensidade moderada são suficientes. Ou seja, caminhar 30 minutos por dia já é uma ótima forma de se exercitar! 

2. Preste atenção na alimentação: Sabemos que a rotina é puxada, mas tente fazer cada refeição com mais concentração, prestando atenção no que você está comendo e procure respirar entre as mordidas.

Além disso, leia os rótulos dos alimentos, observe ingredientes, a composição de macro e micronutrientes e a quantidade calórica da porção que vai consumir. Fazer boas escolhas é muito melhor do que se desesperar. 

3. Acompanhe as mudanças no peso: ter a referências dos resultados te ajudará na motivação. Além disso, você poderá entender se está no caminho certo ou precisa de algum ajuste para conquistar os resultados desejados. Preste atenção nas mudanças do seu corpo e comemore as conquistas, mesmo que pareçam pequenas. 

4. Prepare refeições em casa: esse é o truque para reduzir o consumo dos alimentos industrializados e fast food. Se não for possível cozinhar a própria comida, prefira restaurantes com opções caseiras, com bastantes legumes e verduras. 

5. Beba mais água: a hidratação reduz a sensação de fome, aumenta a saciedade e mantém o metabolismo funcionando bem. Se você é do tipo que esquece de beber água, leve uma garrafa com você e invista nos aplicativos que enviam lembretes. 

6. Comer devagar e mastigar bem os alimentos: Evite comer com pressa. O ideal é mastigar o alimento de 20 a 30 vezes antes de engolir. Seguindo o ritmo indicado, você perceberá uma melhora na saciedade e ficará satisfeito com menor quantidade de alimentos em cada refeição.

7. Tomar café da manhã diariamente. Pular refeições pode te levar a comer mais na próxima vez que parar para se alimentar. Estudos comprovaram que quem toma café da manhã diariamente tem maior chance de manter o peso perdido do que quem não toma.

8. Seja acompanhado por profissionais de saúde: O acompanhamento frequente com seu médico e nutricionista é importante para rever os progressos, reavaliar condutas e corrigir erros. Quem pratica atividade física deve buscar um fisioterapeuta para prevenir lesões e melhorar a performance. 

9. Nunca se culpar por recaídas: Algumas pessoas não conseguem levar uma vida  mais equilibrada porque vivem no extremo. Entenda que os tropeços são normais e não significa que você falhou, apenas se desviou do caminho. Sempre é hora de voltar, com equilíbrio e saúde.

O estilo de vida saudável é um dos pilares da osteopatia. É fundamental que você cuide do seu corpo e mantenha o bom funcionamento de todos os sistemas para que haja qualidade de vida e bem-estar.

Precisa de fisioterapeutas capacitados para te auxiliar na busca pela saúde? Busque profissionais formados pela EOM Brasil! 

Publicado em 16 novembro de 2021