Pegou covid? A osteopatia pode te ajudar na recuperação!

Para você, Tratamentos

Com o Brasil chegando a quase um ano de pandemia do novo coronavírus, é inevitável que muitas pessoas tenham sido infectadas. Felizmente, a maior parte delas se recuperam e podem voltar a viver bem com a ajuda de tratamentos que melhoram a qualidade de vida, como é o caso da osteopatia. 

A osteopatia é um método de diagnóstico que utiliza recursos manuais para reorganizar o corpo e aliviar as dores. O atendimento osteopático é direcionado para a origem do problema, com o objetivo de promover a autocura do corpo humano. Seja como parte da equipe de atendimento nas unidades de terapia intensiva ou trabalhando na recuperação do paciente pós-internação, o Fisioterapeuta Osteopata é um profissional importante na recuperação dos pacientes acometidos pela Covid-19.

O profissional especializado em osteopatia pode contribuir para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados, recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença e amenizar sequelas causadas pela doença. Cada ser humano é único e a doença é relativamente nova, então, o ideal é que a pessoa procure o fisioterapeuta assim que for possível, para que ele faça uma avaliação e entenda quais serão os principais objetivos do tratamento. 

Os principais sintomas pós-covid e como a osteopatia pode ajudar

1) Fraqueza muscular

Através de um programa de exercícios, é possível aumentar a massa muscular perdida durante o período de repouso prolongado, além de melhorar a força e a resistência da musculatura global. O profissional irá fazer avaliações físicas e entender a relação entre os sintomas apresentados para sugerir o programa de reabilitação mais adequado. 

2) Dificuldade para respirar 

A falta de ar é um dos sintomas mais frequentes da Covid-19 e que demora a passar. O fisioterapeuta pode indicar exercícios respiratórios e utilizar técnicas manuais com o objetivo de melhorar a capacidade pulmonar e expansibilidade, permitindo que o ar entre com mais facilidade nos pulmões, melhorando a oxigenação e diminuindo o sintoma.

3) Fadiga

Exercícios aeróbicos, feitos de maneira gradual, ajudam a melhorar a fadiga e o cansaço, aumentando a resistência cardiopulmonar. O profissional irá orientar sobre as atividades mais adequadas para o seu quadro clínico.

4) Dores crônicas

Depois de tanto tempo lutando contra o vírus, é normal que o corpo saia do seu equilíbrio natural, o que pode causar dores. Os exercícios sugeridos pelo profissional especializado em osteopatia têm a capacidade de liberar substâncias analgésicas naturais, diminuindo os níveis de dor, além de técnicas específicas que podem ajudar a tratar estruturas em desequilíbrio que geram os sintomas.

5) Déficits cognitivos

A Covid-19 afeta as pessoas de forma diferente. Enquanto algumas apresentam sintomas leves a moderados da doença e não precisaram ser hospitalizadas, outras podem sofrer com as complicações e ficar com sequelas mais severas, como os déficits neurocognitivos. Nesses casos, o fisioterapeuta pode incluir exercícios que exijam raciocínio lógico e dupla tarefa estimulando a cognição, melhorando a atenção, percepção, imaginação e memória.

A recuperação dos pacientes infectados pela Covid-19 é sempre um motivo de comemoração. Apesar das sequelas serem frequentes, o tratamento osteopático é eficaz para amenizar os sintomas e aliviar as dores.

Se você ainda não recuperou completamente a sua saúde, procure um Fisioterapeuta Osteopata e comece o tratamento. Aos poucos, você voltará a normalidade! 

Precisa encontrar um fisioterapeuta osteopata perto de você?

Agende seu horário em uma das unidades das Clínicas EOM 

Publicado em 09 fevereiro de 2021