Terapia Manual, fisioterapia e osteopatia, qual a semelhança entre elas?

Para você, Tratamentos

Quando surgem aquela dores chatas no joelho ou na coluna, a primeira coisa que indicam é que você procure um fisioterapeuta. A confusão começa depois que você pesquisa na internet e descobre que existem diferentes modalidades de atendimento para sua dor. E agora? Como saber qual é o profissional certo para você?

As áreas que costumam aparecer com frequência para quem busca por fisioterapia são a terapia manual e a osteopatia. Como elas têm muitas coisas parecidas, é comum que as pessoas confundam as duas maneiras de tratamento, inclusive com a própria fisioterapia. Vale lembrar que as três são indicadas para a prevenção e o trabalho de recuperação da saúde e que em qualquer uma delas você será atendido por um fisioterapeuta capacitado e pronto para resolver o seu problema. 

Para acabar com as dúvidas, explicamos como a terapia manual, a fisioterapia e a osteopatia funcionam. Entender como elas agem é importante para que você escolha o tratamento mais assertivo, capaz de eliminar suas dores e evitar que elas voltem.

  • Terapia manual

Terapia manual é um termo utilizado para nomear um conjunto de técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Ela consiste em avaliar o paciente considerando sua integralidade e sua principal característica é que o profissional utiliza as mãos para tratar. 

Um dos princípios da terapia manual é o de que o paciente deve ser avaliado como um todo, investigando dores e detectando anormalidades do movimento. Isso significa que, no início do atendimento, o profissional fará uma avaliação física para mapear a origem do problema e encontrar a técnica adequada. 

  • Fisioterapia

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a fisioterapia é definida como uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais que acometem os órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas ou por doenças adquiridas. 

De maneira mais clara, o profissional de fisioterapia é responsável por cuidar parte física do ser humano. Ele tem como objetivo oferecer qualidade de vida para o indivíduo atuando tanto na prevenção como na reabilitação física, trazendo funcionalidade e mobilidade. Dentro da fisioterapia estão a terapia manual e a osteopatia, mas quando falamos no campo de estudo, devemos pensar que a forma de tratamento é um pouco mais tradicional e varia de acordo com a área escolhida pelo profissional. 

  • Osteopatia

A osteopatia é uma formação que pode ser feita pelos fisioterapeutas. Ela é um meio de diagnóstico e tratamento que utiliza recursos manuais para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. Assim como na fisioterapia e na terapia manual, o foco é recuperar a saúde do paciente debilitado, mas por se tratar de uma especialização, a osteopatia amplia os horizontes do profissional e permite que ele ofereça um atendimento mais específico, pautado no raciocínio osteopático.

Apesar das semelhanças, a osteopatia tem um diferencial em relação às outras áreas: ela atua na origem da dor, mesmo que ela não esteja na parte biomecânica. Por exemplo, se você estiver com um incômodo na coluna que tem origem no sistema nervoso, a osteopatia poderá ser mais eficaz, pois o raciocínio osteopático envolve todos os sintomas corporais para avaliar e encontrar a solução. Em contrapartida, se a causa do problema for má postura, outros tipos de terapia manual ou a terapia convencional também são ótimos para ajudar.  

As três formas de tratamento são eficazes para amenizar as dores que surgem em todas as áreas do corpo, mas se você quiser resultados mais rápidos, a terapia manual e a osteopatia são indicadas. Elas recuperam a saúde do paciente em poucas sessões, praticamente sem dor alguma. 

Na hora de escolher o profissional mais indicado para você, considere o tempo que tem sentido a dor, perceba se ela se intensifica após a prática de alguns exercícios e pesquise também sobre as experiências de outros pacientes. Afinal, o que importa é você se sentir à vontade para se recuperar e falar abertamente sobre suas dores. 

Você tem sentido dores no corpo?

Encontre um fisioterapeuta agora mesmo! 

Publicado em 15 maio de 2020