Osteopatia e bem-estar: como as duas coisas se relacionam
Qualidade de vida e saúde só podem existir se estiverem juntas. É por isso que afirmamos que a osteopatia está conectada ao bem-estar. De fato, os profissionais especializados na área estão capacitados para realizar técnicas manuais com o objetivo de aliviar a dor, mas eles também estão preparados para compartilhar recomendações e ajudar o paciente a viver bem.
O tratamento osteopático é conhecido por aliviar as dores físicas, mas o que diferencia ele dos outros atendimentos é a forma como prioriza a harmonia com o corpo e o bom funcionamento de todos os sistemas. O Dr. Andrew Taylor Still, pai da osteopatia, acreditava que o ser humano era composto pela sua individualidade, seu corpo e sua mente. Além disso, pregava que a doença é fruto do meio ambiente, fator nutricional e psíquico. Suas crenças resultaram na filosofia osteopática que vemos hoje, que diz que só é possível existir saúde física se todas as funções do corpo humano estiverem bem.
O que é osteopatia?
Com o objetivo de buscar a homeostasia, que é o equilíbrio das funções do corpo, a osteopatia é um sistema de tratamento que ajuda a aliviar, corrigir disfunções e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. A característica mais marcante do tratamento osteopático é que ele compreende todas as ligações que existem no corpo humano, portanto não se restringe a uma região específica. Se há uma queixa na região da coluna, o profissional avalia o corpo todo para entender onde está a origem do problema.
Os conhecimentos ligados à osteopatia estão fundamentados em um domínio profundo da anatomia e fisiologia humana. Através da bagagem teórica e das experiências práticas, o profissional consegue promover o reequilíbrio das funções do organismo. Quando pensamos em uma vida saudável, os princípios da osteopatia são os mais indicados para impulsionar a melhora na qualidade de vida.
Aliada a bons hábitos, a osteopatia melhora a qualidade de vida!
Apesar de ser um conceito difícil de explicar, a maioria das pessoas sabe o que o termo qualidade de vida representa. A noção de que é importante viver bem é clara para todos nós. Na verdade, é isso que todo mundo diz: ter qualidade de vida é estar bem. Apenas com bons hábitos e o acompanhamento com profissionais é que se torna possível ter uma vida cheia de saúde.
É importante entender que o tratamento osteopático será o ponto de partida para o alívio das dores e o reequilíbrio corporal. Porém, para ver uma transformação na disposição e na resposta do corpo aos estímulos, será necessário adotar hábitos de vida saudáveis, como prática de atividade física, alimentação balanceada e atividades relaxantes. Abandonar os hábitos nocivos, assim como o sedentarismo e o sono desregulado também colabora para a manutenção da saúde.
Pacientes que sentem que as dores prejudicam seu dia a dia encontram na osteopatia um caminho para a felicidade. Além de aliviar as dores e corrigir disfunções, o tratamento osteopático envolve a mudança de hábitos e cuidados mais integrados, que proporcionam uma vida mais leve e saudável.
Quer encontrar um fisioterapeuta especializado em osteopatia perto de você?Fale nas Clínicas EOM
Publicado em 29 abril de 2021